Fonte
Record
O Nacional de Montevideu, gigante uruguaio e da América Latina, é o clube convidado pelo Benfica para o jogo inserido na festa de inauguração do novo Estádio da Luz, marcada para o próximo dia 25 de Outubro.
Campeão uruguaio (Vanzini, hoje no Sporting de Braga, festejou o título), o Nacional monopoliza, juntamente com o Peñarol, as competições uruguaias e marca presença constante nas taças sul-americanas. Não ostenta apenas um vasto palmarés nacional (somente batido pelo rival Peñarol), mas tem história feita nas competições sul-americanas e mundiais (Taça Intercontinental).
O Nacional foi o ilustre convidado que os dirigentes encarnados conseguiram assegurar. Como é sabido, havia preferência por um histórico europeu (Real Madrid e AC Milan eram os mais desejados), mas os entraves ao nível dos calendários do Velho Continente impossibilitaram essa hipótese.
Esta não será a primeira vez que o Nacional joga com o Benfica. Os uruguaios estiveram num outro particular com as águias, em 1978, na velha Luz, em embate de má memória, que teve somente... 70 minutos. O jogo (2-0, para os encarnados) terminou mais cedo porque os jogadores das duas equipas, após dureza excessiva, se envolveram (juntamente com o público) em cenas de pancadaria.
O conjunto onde pontuava Rodolfo Rodriguez (guardião que veio para o Sporting) acabou barricado nos balneários e foi escoltado para sair do estádio.