Fonte
Diário de Notícias
Vieira troca BES Investimento por BCP
Luís Filipe Vieira prepara-se para assumir oficialmente no decorrer desta semana a sua candidatura à presidência do Benfica. O actual líder da SAD encarnada, que ainda não tem concluída a sua lista - muitos lugares estão ainda por preencher - irá apresentar uma novidade de vulto, não entre as figuras públicas para os orgãos sociais (também haverá surpresas, e Fernando Seara poderá ser a maior), mas nos seus apoios financeiros. Luís Filipe Vieira conseguiu nas últimas semanas um importante aliado para o seu projecto, o Banco Comercial Português (BCP), que em caso de vitória do actual presidente da SAD deverá entrar à cabeça com cerca de 10 milhões de euros para pagamentos imediatos urgentes, como o da Euroárea, cuja dívida em atraso (venceu em Junho) é de 12 milhões e, se não for liquidada muito em breve, poderá ter como desfecho a penhora do próprio novo Estádio da Luz.
A ligação à instituição bancária de Jardim Gonçalves vai mais longe. Vieira terá «eleito» Cunha Vaz, ex-director de comunicação daquele banco, para ser o director de imagem da sua campanha. Isto mesmo poderá ser confirmado ao longo desta semana.
Este novo aliado financeiro, o BCP, relega agora para segundo plano o BES Investimento, até aqui o braço direito de Luís Filipe Vieira e Manuel Vilarinho nas grandes operações benfiquistas. O Banco da família Espírito Santo liderou o processo de aumento de capital, no montante de 20 milhões de euros, após a eleição de Manuel Vilarinho.
Posteriormente foi responsável pelo projecto financeiro que permitiu a viabilização da construção do Estádio da Luz, investindo 125 milhões de euros, e também realizou várias injecções de capital para que clube e SAD atenuassem problemas pontuais de tesouraria.
Não se trata, contudo, de uma «guerra» entre bancos. Bem pelo contrário, é uma acção concertada entre o BES - que entrou no Benfica há três anos pela «mão» de Manuel Vilarinho - e o BCP (banco associado ao Sporting e à construção do [Urinol] XXI) nos seus movimentos em torno dos clubes.
Este novo aliado financeiro dos encarnados chega à Luz face às boas relações com Luís Filipe Vieira , um «bom cliente» do BCP, tal como o é do Banco Português de Negócios (BPN), que também já terá colaborado com o presidente da SAD benfiquista.
Sílvia Freches