Fonte
A Bola
— Está à espera de ser castigado na sequência do lance com Maniche, no jogo com o F. C. Porto?
— Nem de perto! Não fiz nada, como é que posso ser castigado?
— OF. C. Porto apresentou uma queixa...
— Até pode apresentar 10! Não fiz nada.
— O que se passou, afinal, naquele momento?
— Ele caiu em cima de mim, tentei afastá-lo com as mãos e ao levantar-se calcou-me. Dizem que agredi e podem ver o vídeo 100 vezes para perceberem que não o agredi.
— Acha que se vai fazer justiça?
— Sim, já vi a imagem várias vezes. E há fotos que provam que estou a afastá-lo com a mão. Penso que não vou ser castigado.
— Se Maniche for castigado, far-se-á justiça?
— Claro! Toda a gente viu que me calcou e não fiz nada de mal.
— Por que razão há tantos «casos» em jogos com o F. C. Porto, principalmente nas Antas? No ano passado verificaram-se as cenas entre Simão, Jorge Costa, Costinha, Maniche...
— Quando o Benfica vai às Antas sofre sempre muitas faltas, há muitas picardias, o que é normal tendo em conta que se trata de um clássico, e há sempre entradas duras.
— Considera que essas «picardias» excedem a lealdade entre futebolistas?
— Acho que passa um pouco dos limites e isso tem de ser visto pelas pessoas responsáveis pelo futebol. — Tiago disse recentemente que há uma diferença na forma como os árbitros punem disciplinarmente os jogadores do Benfica e os de outros clubes, deixando entender que se tratava do F. C. Porto. É verdade?
— Qualquer jogador sente isso. Somos mais sancionados que os jogadores do F. C. Porto. Vimos no jogo das Antas entradas sobre o Simão que nem vale a pena serem comentadas. Foram muito feias, para magoar, e o respectivo castigo não teve nada a ver. O amarelo foi pouco.
— Isso causa revolta? — Claro! Porque um jogador do Benfica faz uma falta normal e leva um amarelo, enquanto jogadores de outras equipas fazem três ou quatro e para levarem um amarelo é difícil... Os critérios dos árbitros são diferentes para o F. C. Porto e Benfica.
— Encontra justificações para isso?
— Se calhar os árbitros têm mais medo do F. C. Porto que do Benfica... Veja-se a diferença: os jogadores do F. C. Porto estão sempre a pressionar o árbitro e nós não! Por qualquer coisa levamos um amarelo e os jogadores do F. C. Porto são cinco e seis à volta do árbitro e é um deixa andar...
— Vocês não têm a tentação de fazer o mesmo?
— Queremos é ganhar dentro do campo, trabalhar para conseguirmos os três pontos. Isso passa-nos ao lado. Queremos jogar à bola e não andar sempre em cima do árbitro a pedir falta e para que se mostrem cartões amarelos. Essa não é a filosofia dos jogadores do Benfica.
— Aceita ver um adversário pedir ao árbitro um cartão amarelo?
— A lei diz que se um jogador pedir um amarelo é sancionado com um cartão dessa cor.