Basquetebol: Benfica eliminado pelo Porto

Fonte
slbenfica.pt

A equipa de Basquetebol do SL Benfica foi eliminada, esta quarta-feira, nas meias-finais do play-off da LPB, após derrota na negra perante o FC Porto. A equipa de José Ricardo andou sempre atrás do prejuízo, forçou o prolongamento a 6 segundos do final, mas nos 5 derradeiros minutos os azuis e brancos foram mais eficazes (90-96).

 

Depois de um empate a dois jogos na eliminatória à melhor de 5, SL Benfica e FC Porto mediram forças esta noite de quarta-feira no Pavilhão Fidelidade. Em causa estava um lugar na grande final da LPB, local onde já se encontrava a UD Oliveirense.

 

Ora, o Benfica não entrou nada bem na partida e, num Pavilhão Fidelidade completamente lotado e em apoio constante à equipa, andou sempre a correr atrás do prejuízo.

 

 

Apenas no último período as águias conseguiram contrariar um adversário, que esta noite foi mais eficaz e mais feliz em todos os capítulos, e a seis segundos do final, um triplo de Pitts empatou a partida a 80 pontos, forçando o prolongamento.

 

Com tudo em aberto, e num Pavilhão a viver emoções, mais uma vez o Benfica não entrou bem, permitindo aos azuis e brancos cavar logo desde o início uma vantagem que seria decisiva nos derradeiros cinco minutos.

 

Vitória final para o FC Porto, por 90-96 (ap), com parciais de 18-25, 18-22, 15-18, 29-15 e 10-16.

 

Marcadores: Raven Barber (19), João Soares (8), Nuno Oliveira (6), Cláudio Fonseca (4), Damier Pitts (15), José Silva (8), Miroslav Todic (8), Carlos Morais (13), Carlos Andrade (7) e Tomás Barroso (2).

 

Com este resultado, o SL Benfica despede-se da edição 2017/18 da competição.

 


José Ricardo: "Faltou dar a estocada final nos momentos críticos do jogo"

 

Com uma reação extraordinária, o Benfica recuperou no marcador, empatou o clássico com o FC Porto (80-80) e levou para prolongamento a decisão do apuramento para a final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. Faltou a “estocada final” para alcançar o objetivo e fintar a derrota (90-96).

 

“Há que reconhecer mérito ao adversário. No desporto é assim: há que ter coragem para enfrentar estes momentos e reconhecer quando o adversário é superior. Quando o jogo se equilibrou e conseguimos encostar, percebeu-se que o FC Porto esteve mais sereno do que nós. Não fomos capazes de encontrar as soluções mais adequadas, no cinco contra cinco, para virarmos o marcador. Tivemos duas oportunidades de o fazer, mas lamentavelmente não conseguimos concretizar e passar para a frente do marcador, tanto no prolongamento como ainda na fase do quarto período. Não fomos capazes de dar a estocada final nos momentos críticos do jogo”, comentou José Ricardo, treinador do Benfica.

 

Os adeptos encheram o Pavilhão Fidelidade e foram incansáveis no apoio à equipa. Isso mesmo foi reconhecido pelo técnico das águias.

 

“O público foi excecional como tem sido sempre. Em muitos momentos difíceis para nós, como hoje, foram capazes de estar connosco e de nos apoiar, de nos tentar levar para a frente”, afirmou José Ricardo.

 

 

Texto: Sónia Antunes e João Sanches

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/06/06/cronica-basquetebol-slbenfica-fcporto-jogo-5-negra-meias-finais-lpb