Fonte
www.ojogo.pt
Há alguns meses que foi noticiado o acordo entre o Benfica e o lateral-esquerdo grego Fyssas, actualmente ao serviço do Panathinaikos, mas o cenário carecia de confirmação oficial. O jogador, porém, acabou com as dúvidas e em pleno território português assumiu qual o caminho que irá seguir em Janeiro, altura em que termina o seu contrato com o Panathinaikos. "Falta apenas acertar alguns pormenores", revelou o internacional grego no final do jogo com Portugal, no qual lhe tocou a espinhosa tarefa de tapar o flanco esquerdo da defesa helénica às investidas de Figo e... Miguel, este último seu futuro companheiro de equipa.
As declarações de Fyssas não caíram como uma bomba na Grécia, porque já eram esperadas, mas ainda causaram alguma perturbação. A confirmação quase total da sua ida para a Luz foi amplamente noticiada no seu país e, mais do que esta divulgação, ganha maior importância o momento escolhido pelo jogador para anunciar o seu futuro. No sábado joga-se um dos mais escaldantes dérbis do futebol grego, o Panathinaikos-Olympiakos, com a atmosfera em torno da partida a atingir uma amplitude superior a um Benfica-Sporting, pelo fanatismo exacerbado dos adeptos dos dois emblemas helénicos.
Depois de quatro anos a jogar com o emblema do Panathinaikos ao peito, desconhece-se qual será a reacção dos adeptos à confirmação da sua saída, a custo zero, para o Benfica, mas é um dado adquirido que os dirigentes do clube grego não ficaram nada agradados com a situação (ver página seguinte). Embora seja provável que Fyssas actue nesse jogo importante (defrontam-se primeiro e segundo colocados na classificação), até porque o técnico Itzhak Shum não possui outra opção de qualidade semelhante para o lugar, não é um dado adquirido que volte a alinhar até ao final do seu contrato, 31 de Dezembro.
Por receio deste tipo de reacções, o esquerdino mostrou-se sempre indisponível para comentar o seu iminente ingresso no Benfica, apesar das sucessivas solicitações de que foi alvo. Curiosa foi escolha da vinda a Portugal para a abordagem ao tema, apresentada depois de um jogo em que se mostrou ao país... benfiquista. Travar a avalancha ofensiva do duo Figo/Miguel foi uma missão complicada de superar, mas o espírito de sacrifício evidenciado e o constante apoio ao eixo da defesa provaram por que razão já soma 26 internacionalizações pela sua selecção.
Bilhete de identidade
Nome: Fyssas Panagiotis
Naturalidade: Atenas
Data de nascimento: 12-06-1973 (30 anos)
Altura: 1,88 m
Peso: 80 kg
Clube actual: Panathinaikos (desde Janeiro de 1999)
Clube Anterior: Panionios
Internacionalizações: 26 (4 golos)