Foi com taxativo 3-1, frente à Fonte do Bastardo, num espetacular jogo de voleibol, que o Sport Lisboa e Benfica conquistou a 18.ª Taça de Portugal do palmarés. Vitória justa, na raça, perante um opositor que dignificou ainda mais o triunfo dos encarnados… é a esta ideia reiterada pelos intervenientes nas declarações pós-jogo.
Dedicatória a Rui Mourinha e aos adeptos
Domingos Almeida Lima (vice-presidente do Benfica): "Foi uma boa vitória, temos ganhado muitas vezes esta Taça e aproveito para dedicar esta vitória a uma pessoa que já não está cá connosco, o Rui Mourinha, que fez muito pelo Voleibol do Benfica e, portanto, esta vitória deve-lhe ser inteiramente dedicada. Queria saudar os adeptos pelo apoio fantástico que deram durante o jogo, queria saudar a equipa técnica e todos os atletas. É mais um triunfo e amanhã já se trabalha novamente para outro objetivo. Estamos todos muito contentes."
"Os adeptos foram fundamentais e nesse aspeto tivemos vantagem em relação ao adversário, porque, sendo uma equipa dos Açores, tinha muito menos adeptos e nós tivemos os nossos em maior número e em grande sonorização. Durante todo o jogo incentivaram a equipa e, mesmo no 1.º set onde as coisas não correram tão bem, estiveram sempre a apoiar até ao fim. São incríveis, já estamos habituados a este apoio e obrigado a eles."
Marcel Matz
"Jogadores de enorme qualidade e competência"
Marcel Matz (treinador do Benfica): "Foi mais complicado do que previa. Sabíamos que ia ser um jogo muito duro, uma partida difícil, porque a Fonte do Bastardo é uma equipa que tem uma energia muito grande, sabe contagiar com essa energia e não desiste."
"Construímos o suficiente no 1.º set para fechar e não conseguimos, aí fomos um pouco a baixo, mas os nossos jogadores, com a qualidade e experiência que têm, tenho sempre a certeza que eles conseguem sair dos momentos mais complicados. Perdemos o 1.º set, conseguimos fazer um bom 2.º set, assumindo a responsabilidade que temos. No 3.º set eles vieram com tudo, mas nós conseguimos controlar a situação e ganhar."
"Os jogadores do Benfica são muito bons, nós construímos uma situação, trabalhamos diariamente, mas eles têm uma competência muito grande, jogam muito bem."
Benfica-Fonte do Bastardo
"Um jogo digno de uma final"
Theo (oposto do Benfica): "Todas as finais têm uma dose de nervosismo, errámos algumas situações no início, mas a equipa demonstrou uma grande força durante o encontro e foi uma boa prova para nós. Revertemos uma situação complicada e fizemos deste um jogo digno de uma final."
"Estamos a dar continuidade ao nosso trabalho e estamos no caminho certo, temos as nossas condições e agora vamos lutar pelo Campeonato."
"A Fonte do Bastardo é muito forte, já nos conseguiu vencer uma vez esta época, eles têm bons jogadores e é uma equipa que nos vai dar trabalho futuramente."
"Os adeptos vieram, nós próprios não estávamos à espera que viesse tanta gente. Eles estão sempre a seguir o Clube, ajudaram-nos bastante e fizeram uma festa bonita aqui no pavilhão."
Benfica-Fonte do Bastardo
"Emoção muito grande desfrutar este momento com os adeptos"
Rapha (zona 4 do Benfica): "Sabíamos que ia ser um jogo difícil, mas conseguimos dar a volta, fizemos o nosso jogo, imprimimos o nosso ritmo, conseguimos a vitória e levamos a Taça para casa."
"Os próximos desafios para o campeonato vão ser muito complicados, mas nós estamos firmes e vamos lutar pelo título nacional."
"Enquanto os adeptos nos apoiarem, nós vamos estar dentro da quadra a desfrutar ainda mais porque para nós é uma emoção muito grande desfrutar este momento com os nossos adeptos."
Texto: Diogo Nascimento, Filipa Fernandes Garcia e Sónia Antunes
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/03/17/voleibol-benfica-declaracoes-conquista-18-taca-de-portugal