Competição
Fase
Playoff - Final
Ronda
Jogo 3
Data
Sáb, 25 Junho, 2022, 21:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
Canal 11

 

ESPERANÇAS NA LUTA PELO TÍTULO TRAVADAS PELOS FERROS

 

Incrível má fortuna do Benfica nos momentos-chave do (terceiro) dérbi que definiu o vencedor da final do play-off da Liga Placard.

 

 

Benfica batalhou até ao derradeiro ataque do jogo, até (literalmente) ao último segundo do dérbi para se manter na luta pelo título nacional, mas os ferros revelaram-se um adversário extra e a equipa comandada por Pulpis perdeu pela terceira vez pela margem mínima (4-3) frente ao Sporting na final do play-off da Liga Placard, no Pavilhão João Rocha, ficando definido o campeão.

 

Com um par de aproximações perigosas às redes guardadas por Guitta, a equipa benfiquista foi a primeira a chamar o golo no dérbi. No entanto, com oportunidades repartidas, quem acabou por fazer mexer o marcador foram os anfitriões ao minuto 5 (1-0), numa conclusão de Pauleta a passe de Erick Mendonça, que, todavia, no momento da recuperação de bola, cometeu uma falta (não assinalada) sobre Jacaré.

 

O Benfica dispôs de duas excelentes chances para forçar o empate ao minuto 10, mas Arthur, primeiro, e Afonso Jesus, numa segunda tentativa, não acertaram na baliza.

 

Em mais um duelo de notável intensidade, o Benfica teve de volta o capitão Robinho, mas não contou com Nilson (lesionado) e perdeu o pivô Rocha (magoado na perna direita) a meio da primeira parte... e consentiu o 2-0 ao minuto 13 (marcou Diego Cavinato), no desenvolvimento de um lance de bola parada. Nesse instante, os adeptos do Sporting partiram um vidro da vedação por detrás do banco benfiquista e o jogo esteve interrompido durante alguns minutos para reparação do estrago.

 

O reatamento da partida trouxe nova ocasião privilegiada para o Benfica, com Arthur, aos 16', a cabecear à barra da baliza de Guitta, após lançamento à mão do guarda-redes André Sousa. No minuto 17, mais uma soberana chance para as águias: num livre de 10 metros (a castigar o Sporting pela sexta falta), Arthur disparou de pé esquerdo e acertou no ferro!

 

Ineficácia (e infortúnio) de um lado, aproveitamento do outro. Cardinal, aos 18', finalizou na área, sem oposição, a passe de Pauleta, que provocara um desequilíbrio sobre a direita. O intervalo chegou com 3-0 no marcador.

 

 

Inconformado, o Benfica manteve o jogo vivo na segunda parteAndré Sousa subiu na quadra aos 25' [DESVIO DE ALEX MERLIM], arriscou de meia distância e apontou o 3-1. Volvidos três minutos, Arthur voltou a apostar num remate potente... e tornou a acertar no poste.

 

A equipa benfiquista insistia, procurava o 3-2, mas o Sporting também dispunha de argumentos ofensivos e fez o 4-1 por Zicky aos 33'. Respondeu prontamente o Benfica, encurtando para 4-2 num disparo de Arthur sobre o lado esquerdo (34').

 

 

A cinco minutos do fim o Benfica começou a arriscar o 5x4. No primeiro lance em superioridade, Rômulo, em ótima posição, não acertou no esférico. Replicando a estratégia a cada ataque, o Glorioso reduziu para 4-3 aos 39': Robinho furou pela direita, assistiu e, na área, Arthur não perdoou.

 

A 20 segundos do fim, Robinho ficou a centímetros do empate, num remate executado a escassos metros da área; no último segundo, após canto na direita, Arthur acertou no poste. Incrível má fortuna!

 

Esfumou-se assim a derradeira hipótese de empate no dérbi, e, com o terceiro desaire pela margem mínima na final do play-off do Campeonato (5-4 após prolongamento, 3-4 após prolongamento e 4-3), o Benfica viu fugir a possibilidade de continuar a discutir o troféu.

 

 

DECLARAÇÕES

 

Pulpis (treinador do Benfica): "A diferença está nos detalhes, momentos em que temos de saber sofrer, outros em que temos de ter sorte, porque houve jogos em que nos faltou essa ponta de sorte. Foram três jogos muito equilibrados, merecíamos levar esta final para um quarto jogo. Nos três que disputou, a equipa mostrou mérito para conseguir pelo menos uma vitória. Tanto aqui, no primeiro jogo, como na Luz, merecíamos mais. Hoje foi diferente. Entrámos bem, os primeiros cinco minutos foram incríveis de parte a parte, com um nível de intensidade fantástico, nós tivemos quatro ocasiões muito claras, eles também. Sofremos, depois, um golo que nos fez mal e encaixámos mais dois, por erros de concentração, que não podemos conceder. Na segunda parte a equipa não baixou os braços, foi Benfica! Tivemos ocasiões de sobra para igualar o resultado, apertámos muito, no 5 contra 4 tivemos muitas ocasiões para marcar, e já o merecíamos antes, mas a bola tem de entrar e não entrou."

 

André Sousa (guarda-redes do Benfica): "É importante perceber que fazer tudo não chega, há fatores que temos de ter em consideração que fazem a diferença, e nesta final, com jogos tão equilibrados, foram sempre para o mesmo lado. Há coisas a melhorar, quem joga no Benfica tem de perceber que isto não pode acontecer, temos de ganhar, já é muito tempo sem ganhar. Nenhum de nós está satisfeito com o que aconteceu. Queremos mais!"

 

FICHA DE JOGO

 

Local: Pavilhão João Rocha

 

Cinco inicial do Benfica: André Sousa, Rômulo, Robinho, Ivan Chishkala e Rocha

 

Suplentes: Martim Figueira, Silvestre Ferreira, Afonso Jesus, Arthur, Rafael Henmi, Bruno Cintra, Carlos Monteiro e Jacaré

 

Ao intervalo: 3-0

 

Golos Benfica: André Sousa (26'), Arthur (34' e 39') - [1º GOLO DE ALEX MERLIM P.B.]

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/06/25/futsal-sporting-benfica-jogo-3-final-play-off-liga-placard

 

Coming soon


Por administrador a Sexta, 5 Janeiro 2024