PRESENÇA NOS QUARTOS DE FINAL DA TAÇA ASSEGURADA
Em casa, o Benfica venceu o GDESSA Barreiro (63-58) e qualificou-se para a fase seguinte da competição.
Na reedição da última final da Taça de Portugal, a equipa feminina de basquetebol do Benfica venceu o GDESSA Barreiro (63-58) e apurou-se para os quartos de final da competição.
No Pavilhão Fidelidade, nesta manhã de domingo, as campeãs nacionais entraram melhor e tiveram nove pontos de vantagem sobre a formação visitante (17-8). Mais agressivas, as encarnadas geriram essa diferença no marcador e não possibilitaram a recuperação do GDESSA.
Sensivelmente a meio do segundo quarto, a equipa do Barreiro conseguiu um parcial de 0-7 e passou para a dianteira (27-28). O equilíbrio manteve-se, fase em que as águias, com quatro lances livres convertidos por Joana Soeiro e Marta Martins, chegaram ao intervalo na frente (39-35).
No terceiro quarto, o Benfica também controlou, mas não conseguiu distanciar-se (51-45 à entrada para os últimos 10 minutos). No último período, logo a abrir, as águias estiveram a vencer por 10 pontos (55-45), mas permitiram a recuperação do GDESSA na reta final, fase em que esteve a três pontos, na sequência do triplo de Márcia Robalo (61-58). No derradeiro minuto, o Benfica não se deixou intimidar e triunfou! Raphaella Monteiro, com dois lances livres convertidos, dissipou quaisquer dúvidas (63-58).
Este foi, aliás, um dos aspetos do encontro que permitiu estabelecer diferenças. Em 19 tentativas (84 por cento de eficácia), o Benfica apenas falhou três lances livres, enquanto o GDESSA concluiu com 56 por cento de eficácia (5/9).
Courtney Warley foi a jogadora mais valiosa da partida. A poste norte-americana do Benfica marcou 19 pontos e totalizou 12 ressaltos, 8 dos quais defensivos e dois roubos de bola.
Na quinta-feira, 8 de dezembro, as encarnadas defrontam o BC Namur Capitale, fora de casa, em duelo da 5.ª ronda da fase de grupos da EuroCup.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Duas equipas muito equilibradas e a questão dos lances livres foi muito importante. Tivemos melhores opções nos últimos 4/5 minutos. Nessas posses de bola, na parte final do jogo, tomámos melhores decisões e isso acabou por pesar."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/12/04/basquetebol-feminino-jogo-benfica-gdessa-oitavos-de-final-taca-de-portugal
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 28 Novembro 2022