Fase
Oitavos-de-Final
Ronda
2ª Mão
Data
Sáb, 20 Janeiro, 2024, 19:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

ENTRE AS OITO MELHORES EQUIPAS DA EHF EUROPEAN CUP!

 

Com o resultado de 75-58 no agregado das duas mãos dos oitavos, frente ao AESH Pylea Thessaloniki, o Benfica conseguiu o apuramento histórico para os quartos de final da prova europeia.

 

A equipa feminina de andebol do Benfica escreveu mais uma página histórica no seu percurso europeu, na noite deste sábado, 20 de janeiro, ao apurar-se para os quartos de final da EHF European Cup Women! As águias fecharam os oitavos de final com o resultado de 75-58 no agregado das duas mãos frente ao AESH Pylea Thessaloniki.

 

Com um pé nos quartos de final após vencer o jogo da 1.ª mão por expressivos 44-26, a equipa do Benfica entrou na quadra, um dia depois – e outra vez no Pavilhão n.º 2 da Luz, mas agora como visitante –, decidida a completar a tarefa e a obter o apuramento inédito para os quartos de final da competição europeia.

 

Em relação ao primeiro embate, João Alexandre Florêncio promoveu quatro alterações na formação inicial, lançando Isabela Ferrarin, Duda, Margarida Sá Pessoa e Mihaela Minciuna para os lugares de Ana Ursu, Viktoriya Borshchenko, Ana Silva e Ana Bolzan, esta última lesionada no final da partida de sexta-feira.

 

Desta feita, o AESH Pylea Thessaloniki equilibrou as contas desde o minuto inicial, e só aos 3-4 as encarnadas alcançaram a primeira vantagem no encontro. Aos 8', Viktoriya Borshchenko dilatou para 4-6, mas, com Antria Taki a mostrar serviço na baliza, não tardou até o jogo mudar de rumo.

 

Ainda na frente por dois golos aos 15' (7-9), o Benfica deixou a baliza desprotegida no momento do ataque e proporcionou novo empate às visitantes, que, depois, alcançaram a dianteira (10-9; 12-9).

 

A correr atrás do prejuízo, o Benfica encostou a cinco minutos do descanso, em 14-13, mas, prejudicado por alguma falta de acerto (16 golos em 26 remates), saiu para o intervalo a perder por 18-16.

 

No reatar, as comandadas por João Alexandre Florêncio continuavam em desvantagem (21-18), e, na tentativa de refrescar e de levar novidade para o jogo, o técnico – que utilizou todas as jogadoras da ficha de jogo – ia rodando a equipa.

 

Após quatro minutos sem golos, o Benfica reduziu para 21-20, com finalizações certeiras de Duda e de Nádia Rodrigues.

 

Aos 39', Athina Kostopoulou viu cartão vermelho por falta sobre Nádia Rodrigues, a terceira da jogadora grega na partida. Na conversão do livre de sete metros, Viktoriya Borshchenko foi imperativa e estabeleceu nova igualdade (21-21).

 

Aproveitando o momento, as encarnadas passaram para a frente (21-23) e mostraram uma face mais agressiva e fria na hora de rematar. Era preciso manter, jogar com cabeça e não permitir que a formação grega recuperasse terreno.

 

Com novo empate (26-26), João Alexandre Florêncio pediu desconto de tempo. Entre remates que saiam ao lado e as defesas que a guardiã contrária ia efetuando, o Benfica não conseguiu agarrar a oportunidade e manteve a distância por um, dois golos no score.

 

A dois minutos de soar a buzina na Luz, porém, um golo separava as duas equipas (30-29). Num jogo de paciência, coletivo e de tempo, Nádia Rodrigues igualou a 30-30. Golo cá, golo lá, o marcador apontava 31-31 a 20 segundos do final. Beneficiando de um livre de sete metros, Aikaterini Koukmisi estabeleceu o 32-31 com que terminou o encontro.

 

Mesmo com o desaire, o Benfica conseguiu o histórico apuramento para os quartos de final da EHF European Cup Women, com o resultado de 75-58 no conjunto das duas mãos!

 

Na época 2022/23, que marcou o regresso das águias às provas europeias, recorde-se, o Glorioso havia sido eliminado pelo Antalya Konyaalti BSK nos oitavos de final.

 

As bicampeãs nacionais voltam a entrar na quadra às 15h00 de 27 de janeiro (sábado), no Pavilhão n.º 2 da Luz, em jogo da 14.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional. O adversário é o ABC de Braga.

 

DECLARAÇÕES

 

João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "É um grande orgulho e uma honra representar este clube. Esta passagem de eliminatória é inteiramente para os nossos adeptos e sócios. É extraordinário! Esta equipa não tinha experiência a nível internacional. No ano passado, depois de ganharmos o Campeonato, a Taça e a Supertaça, começámos esta aventura europeia e calhámos com a equipa mais forte, e que veio a ganhar [Antalya Konyaalti BSK]. Neste ano estamos a fazer o nosso caminho, passo a passo. Temos de reconhecer que há equipas com outra experiência, e ainda hoje se viu que a nossa equipa tem algumas debilidades, mas estamos a começar. Vamos para os quartos de final e vamos ver o que nos sai em sorte. Gostávamos muito de, e era espetacular, passarmos a uma meia-final."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/01/20/andebol-feminino-jogo-aesh-pylea-thessaloniki-benfica-2-mao-oitavos-de-final-ehf-european-cup

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Domingo, 21 Janeiro 2024