TAÇA VÍTOR HUGO É NOSSA!
Foi com um expressivo 86-56, construído de forma inteligente e árdua, que o Benfica venceu o Imortal, nesta tarde de domingo, 22 de setembro, na grande final da Taça Vítor Hugo, conquistando pela quarta vez o troféu... e de forma consecutiva!
Bons indícios, notas muito positivas e identificação do trabalho que há pela frente. Foram três dias de grande intensidade, com o Benfica a vencer os quatros desafios que disputou, culminando com a primeira conquista da época 2024/25, a primeira das muitas Taças que se pretendem erguer.
Muito público nas bancadas da Nave Multiusos Caixa UA, em Aveiro, com Benfica e Imortal a medirem forças na 16.ª edição da Taça Vítor Hugo.
Entrada fortíssima da formação comandada por Eugénio Rodrigues, com Inês Faustino a marcar os dois primeiros pontos do encontro e a dar o mote. Do outro lado, Carolina Gonçalves respondeu com um triplo, mas o Benfica mostrou ao que ia e um parcial de 9-3 obrigou o técnico Adriano Cerdeira a parar o jogo. E deu frutos, numa primeira análise! Empate a 10 pontos... mas as encarnadas estavam determinadas e ao cabo do 1.º quarto o resultado mostrava um 22-16.
O Benfica jogava com clareza, simplicidade de processos, atacava o cesto com assertividade e, com Milica Ivanovic em destaque, um triplo espetacular da base/extrema, camisola 8, colocou o score ao intervalo num esclarecedor: 50-33... 17 pontos de diferença entre as duas equipas!
Determinado, o Benfica não baixou os braços e manteve-se firme no objetivo, contudo, a muita rotação de atletas levada a cabo em ambas as formações, baixou o ritmo, e a pontuação ressentiu-se. Obrigada a reagir para reentrar na luta, a formação algarvia venceu mesmo o 3.º parcial (10-12). Porém, não evitou o incontestável 60-45 que se verificava.
Com dez minutos até ao soar da buzina, a tendência manteve-se, minutos às jogadoras menos utilizadas, momento de testar táticas e dinâmicas... e com 5 minutos para se jogar, as encarnadas venciam por 72-49. Com clareza e objetividade, a dominar todas as áreas do jogo, o Benfica fechou a partida com esclarecedores 86-56, 30 pontos de diferença, isto perante um Imortal que nunca deitou a toalha ao chão, lutou com as suas armas e foi um digno vencido.
Primeira Taça da época 2024/25 erguida em Aveiro, regresso a Lisboa para mais uma semana de foco e trabalho, e viagem para Sines! Sábado, dia 28 de setembro, às 14h00, Benfica e GDESSA medem forças na partida que decidirá quem conquistará a Supertaça!
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Foi uma final muito competitiva, com um resultado dilatado, e é um resultado construído ao longo dos quatro parciais. Estamos felizes por vencer o Torneio, mas com muitos ses e condicionalismos. O Imortal foi um digno vencido. Vamos para cada jogo como se fosse o primeiro, vencemos cada Taça como se fosse a primeira! Vamos celebrar, vencemos os quatro jogos, depois descansar e preparar a Supertaça do próximo sábado."
Raphaela Monteiro (MVP da final): "Foi um trabalho árduo, três dias, quatro jogos, tivemos defesas sólidas e conseguimos a nossa primeira Taça da época. Estamos felizes, vamos comemorar hoje e depois vamos focar-nos já na próxima."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/09/22/basquetebol-feminino-jogo-benfica-imortal-final-taca-vitor-hugo
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 22 Setembro 2024