ACESSO À FINAL SUPERADO COM DISTINÇÃO
Protagonista de uma exibição superlativa, a equipa masculina de hóquei em patins do Benfica venceu neste sábado, 12 de outubro, o Sporting por 6-1, na meia-final da Elite Cup. O reforço Pau Bargalló, com um hat-trick, esteve em destaque pelas águias.
O primeiro dérbi da temporada 2024/25 iniciou-se com os encarnados no controlo da partida e com mais posse de bola, mas com as defesas a superiorizarem-se aos ataques. Nos primeiros 10 minutos, o Benfica testou Ângelo Girão em duas ocasiões, enquanto o Sporting só criou perigo aos 16': João Souto acertou na barra e, em cima da linha, Lucas Ordoñez tirou o pão da boca a Matías Platero.
Intensas nos duelos, as duas equipas entraram para os derradeiros seis minutos da 1.ª parte com nove faltas e foi o Benfica que chegou primeiro à décima infração, aos 22'. No correspondente livre direto, João Souto não passou por Pedro Henriques, que segurou o nulo com uma enorme defesa.
Segundos depois, Pau Bargalló rematou forte e Nil Roca desviou a bola para o fundo das redes do Sporting, mas o golo foi anulado pelo árbitro. No entanto, no ataque seguinte, já aos 23', o Benfica celebrou mesmo o primeiro tento da partida. Na sequência de uma defesa incompleta de Ângelo Girão, João Rodrigues colocou a bola na baliza e, após visualização das imagens por parte da equipa de arbitragem, o 1-0 foi validado. Vantagem justa para as águias quando soou a buzina para o intervalo.
Na 2.ª parte, aos 30', Facundo Bridge restabeleceu a igualdade (1-1) com um remate cruzado de fora da área, mas o Benfica só demorou um minuto para se recolocar na frente do marcador. Num livre direto a punir a 10.ª falta dos leões, Pau Bargalló venceu o duelo com o guarda-redes verde e branco graças a uma conversão tecnicamente irrepreensível.
Aos 40', as águias voltaram a fazer mossa na defesa adversária. Recebendo a bola no lado direito, Diogo Rafael fez um passe a rasgar para Gonçalo Pinto, que, vindo de trás, rematou colocado para o 3-1. No ataque seguinte, Lucas Ordoñez surgiu isolado, mas, só com Ângelo Girão pela frente, não conseguiu marcar.
Com o Sporting a correr atrás do prejuízo, o jogo ficou partido e, aos 42', Roberto Di Benedetto cometeu grande penalidade sobre Henrique Magalhães. Chamado à cobrança, Toni Pérez atirou ao lado e, na recarga, esbarrou na estirada corajosa de Pedro Henriques.
Dois minutos volvidos (44'), Roberto Di Benedetto caiu na área leonina num lance de possível penálti que a equipa de arbitragem não assinalou e, na resposta, aos 45', Facundo Bridge acertou no poste direito da baliza encarnada. Mais eficaz, o Benfica chegou mesmo aos 4-1, aos 46'. Roberto Di Benedetto disparou pelo lado esquerdo e cruzou para o segundo poste, onde Nil Roca encostou a bola para o fundo das redes.
Os minutos finais foram palco de uma demonstração de qualidade de Pau Bargalló, reforço para 2024/25. Aos 48', o campeão do mundo pela Espanha passou por dois adversários em drible e rematou forte para o 5-1. No derradeiro minuto da partida, João Souto viu cartão azul após atingir a face de João Rodrigues com uma cotovelada. No consequente livre direto, Pau Bargalló voltou a ludibriar Ângelo Girão e fechou o resultado (6-1) com chave de ouro.
Ultrapassado o teste do dérbi com distinção, a equipa comandada por Edu Castro enfrentará a Oliveirense na final da Elite Cup, marcada para as 18h00 deste domingo, 13 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
DECLARAÇÕES
Edu Castro (treinador do Benfica): "Tivemos mais oportunidades de golo e mais eficácia. Controlámos muito a partida. Não houve muitas aproximações do adversário. Quando conseguimos o 3-1 tivemos ainda mais atenção na defesa, que era importantíssimo contra uma equipa de tanto nível. Fizemos um resultado muito parecido [6-2 ao Riba D'Ave] com o de ontem [sexta-feira, 11 de outubro]. Estamos muito contentes por jogar a final, agora é tentar ganhar. Há que trabalhar e respeitar a Oliveirense. Dérbi? Espero repetir e fazer muitos. É esplêndido estar neste tipo de jogos, é maravilhoso, agradeço a todos os que confiaram em nós para levar este projeto em frente. Que seja o primeiro de muitos dérbis. Queremos que o Benfica repita o máximo de vezes possível, jogos como o de hoje [sábado, 12 de outubro]."
Pau Bargalló (avançado do Benfica): "Ajudei a equipa, como todos os meus colegas, para estarmos na final de amanhã [domingo, 13 de outubro], que era o objetivo que tínhamos definido. Agora, temos de descansar e pensar na final de amanhã, que queremos ganhar. Sensação espetacular jogar o dérbi, estavam muito adeptos do Benfica e jogar assim é muito bonito. Por isso é que vim para este Campeonato e para jogar neste grande clube. Espero dar muitas alegrias a estes adeptos. É uma final e não haverá fadiga, vamos recuperar bem e temos muitos bons profissionais que nos ajudam."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Pedro Henriques, Nil Roca, Roberto Di Benedetto, Pau Bargalló e João Rodrigues
Suplentes: Bernardo Mendes (NJ), José Miranda (J), Diogo Rafael (J), Lucas Ordoñez (J) e Gonçalo Pinto (J)
Golos do Benfica: João Rodrigues (1), Pau Bargalló (3), Gonçalo Pinto (1) e Nil Roca (1)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/10/12/hoquei-em-patins-jogo-benfica-sporting-meia-final-elite-cup
Coming soon
- Universo Benfica a Sábado, 12 Outubro 2024