Competição
Fase
Playoff - Meias-Finais
Ronda
Jogo 1
Data
Dom, 30 Março, 2025, 18:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

VANTAGEM CONQUISTADA NA NEGRA


Grande espetáculo de voleibol no Pavilhão n.º 2 da Luz neste domingo, 30 de março, com a equipa feminina do Benfica a impor-se, na negra (3-2), ao FC Porto, no jogo 1 das meias-finais do play-off do Campeonato Nacional.

 

O 1.º set foi marcado por várias cambalhotas no marcador e por longos ralis, que ilustraram o equilíbrio entre as duas equipas. Este só foi quebrado perto do final, quando Marta Aleixo saltou do banco e correspondeu à aposta de Rui Moreira com um ás que colocou o marcador em 21-19. O lance teve o condão de ditar o arranque para um triunfo encarnado, por 25-21, no primeiro parcial do clássico.

 

Concentradas e eficazes em todos os momentos do jogo, as águias abriram uma vantagem de 10-4 no início do 2.º set e frustraram todas as tentativas da turma azul e branca discutir o parcial, que terminou com novo triunfo, desta feita por 25-18.

 

No 3.º set, o Benfica não conseguiu manter o nível de solidez no bloco e a agressividade no serviço, permitindo às adversárias crescerem na partida e chegarem ao 6-12. Empurradas pelo incessante apoio do público, as águias esboçaram uma reação que conduziu a partida até ao 16-17. No entanto, a equipa cometeu alguns erros no ataque que permitiram ao FC Porto fechar o parcial com um 21-25.

 

A história repetiu-se no 4.º set, com as forasteiras a entrarem a todo o gás no encontro, e as encarnadas, com garra e coração, a virarem um 3-9 para um 13-10. O jogo parecia estar bem encaminhado para as anfitriãs, mas não houve frieza para fechar o parcial e a partida, com o FC Porto a forçar a negra à custa de novo triunfo por 21-25.

 

Na negra, os árbitros começaram por dar o primeiro ponto às portistas, mas, após uma revisão com recurso ao vídeo, o 1-0 foi atribuído ao Benfica. Estava dado o mote para uma arrancada até ao conforto de um 12-6, com Kyra Holt a aparecer no jogo e a ditar diferenças nos ataques desde a zona 4.

 

Galvanizada, a equipa encarnada chegou ao 14-7 com um ás de Joana Garcez, e foi a mesma jogadora que sentenciou o 15-8 e o triunfo final por 3-2, saudado por uma enorme ovação do público.

 

Em vantagem por 1-0, as comandadas de Rui Moreira têm, agora, viagem marcada à Dragão Arena no próximo domingo, 6 de abril.

 

DECLARAÇÕES


Rui Moreira (treinador do Benfica): "Tivemos uma fase que era importante ganhar por 3-0, mas, agora, o importante é ganhar. Foi uma vitória com muito coração, num jogo nem sempre bem jogado dos dois lados. Houve bons momentos nossos, bons momentos do FC Porto, e acho que nenhuma das equipas jogou bem o jogo todo. Os dois primeiros sets são claramente nossos, mas os dois sets seguintes são do FC Porto, embora haja aqui duas questões. Entrámos muito desligados no 3.º set a achar que o jogo estava feito. Isso permitiu virar o lado emocional do jogo e deixar o adversário jogar. A mesma entrada no 4.º set ia permitindo isso, embora nós tivéssemos conseguido dar a volta e estar por cima. Estivemos a ganhar 13-10, mas, depois, não tivemos a maturidade e a estabilidade emocional para deixar o jogo a nosso favor. Mas isto são play-offs, e os jogos são todos equilibrados. São duas equipas muito competitivas, que apostaram para ganhar, e vai ser assim até ao fim."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/03/30/voleibol-feminino-benfica-fc-porto-jogo-1-meias-finais-do-play-off-campeonato-nacional

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Terça, 1 Abril 2025