RAÇA E TALENTO DÃO LUGAR NA MEIA-FINAL
O Benfica garantiu, neste sábado, 12 de abril, a qualificação para as meias-finais do play-off da Liga Betclic Feminina de basquetebol, ao vencer o Imortal, por 81-69, no Pavilhão Fidelidade, no jogo 2 dos quartos de final.
Bastante desfalcada, sem poder contar com Marta Martins, Inês Viana, Clarissa dos Santos e Inês Faustino (devido a lesão contraída no último jogo) – o treinador Eugénio Rodrigues chamou a jovem Beatriz Palma (16 anos) para integrar a convocatória –, a formação encarnada entrou bem na partida, com Evelyn Ovner a inaugurar o marcador através da linha de lance livre (2-0). A eficácia no tiro exterior — marca de ambas as equipas — surgiu cedo, com Milica Ivanovic a apontar um triplo que colocou o marcador em 11-2 aos 5', obrigando o conjunto algarvio a pedir timeout.
O adversário não tardou na resposta, reagiu e chegou à vantagem (15-16), mas o Benfica voltou à liderança com um triplo de Marcy Gonçalves, fechando o 1.º quarto em 19-18.
No 2.º período, destaque para o contributo de Raphaella Monteiro, que com um triplo ampliou a vantagem para 27-19. Apesar da reação algarvia, novo triplo de Marcy Gonçalves fixou o resultado ao intervalo em 44-35, com as águias a manterem-se firmes no comando da partida.
No 3.º período, o Benfica manteve a liderança com uma exibição estável e madura, mesmo perante a tentativa de aproximação do Imortal. As encarnadas chegaram aos 5' com uma vantagem de apenas sete pontos (54-47), mas reagiram com solidez, voltando a alargar a diferença para a casa das dezenas (59-47). Seguras na defesa e eficazes nas transições, as águias fecharam o 3.º quarto em 63-51.
Na reta final do encontro, o Benfica soube gerir a vantagem com inteligência e experiência, resistindo à pressão do Imortal. A 9 segundos do fim, Eugénio Rodrigues fez entrar em jogo Beatriz Palma, que, aos 16 anos, fez a estreia oficial pela equipa principal.
O resultado final fixou-se em 81-69, selando de forma categórica a passagem às meias-finais do play-off da competição, onde o Benfica vai encontrar o Quinta dos Lombos, que eliminou o GDESSA.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Com maior ou menor sacrifício, tínhamos de resolver [a eliminatória] hoje. Primeiro, porque temos ainda a equipa bastante limitada, portanto, amanhã não teríamos jogadoras disponíveis e recuperadas. E, para além disso, teríamos depois menos tempo de recuperação para a preparação da meia-final. Por outro lado, sim, foi um jogo de altos e baixos, mas em que controlámos os momentos menos bons. Sabíamos que esta equipa tem uma capacidade de tiro muito acima da média. Modificámos também um pouco a estratégia defensiva de maneira a não abrir tanto o tiro exterior, mas, ainda assim, o adversário, com mérito, conseguiu aqui e ali ir buscar o jogo à custa desse tiro exterior. Vamos ver se recuperamos agora as jogadoras que temos fora, porque nesta altura, toda a gente conta. [Agradecimento aos adeptos] O adepto benfiquista é muito exigente e quem não se habituar a isso não vale a pena estar aqui. Dentro dessa exigência que o adepto benfiquista tem, tem também esta capacidade de nos apoiar nestes momentos, não falha. Portanto, queremos continuar a contar com eles e, pelo que temos visto ao longo destes anos, existe uma química grande entre as modalidades e os adeptos, portanto, vamos de certeza beneficiar dessa química agora na meia-final, bem precisamos."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/04/12/basquetebol-feminino-jogo-benfica-imortal-jogo-2-quartos-de-final-play-off-liga-betclic-feminina
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 7 Abril 2025
- Universo Benfica a Segunda, 7 Abril 2025