PASSO EM FRENTE RUMO À FINAL!
A equipa de hóquei em patins do Benfica enfrentou e venceu por 4-3, nesta noite de quarta-feira, 28 de maio, no Pavilhão Fidelidade, o OC Barcelos, no jogo 1 das meias-finais do play-off do Campeonato Nacional. O primeiro passo para o acesso à grande decisão da prova está dado!
Fechada a fase regular na liderança, o Benfica enfrentou o SC Tomar nos quartos de final da competição, adversário que eliminou após dois triunfos (4-2 e 2-5). Pela frente, na eliminatória seguinte, o OC Barcelos – atual campeão europeu –, 4.º classificado na etapa anterior da prova, e que eliminou a UD Oliveirense [5-4 (V), 4-2 (D) e 4-2 (V)] nos quartos!
Ingredientes reunidos, um autêntico clássico da modalidade, um jogo de emoções e com responsabilidade acrescida perante a meta de atingir a derradeira fase de decisões.
Com Pedro Henriques, Zé Miranda, Pau Bargalló, Nil Roca e João Rodrigues no cinco inicial, arranque de jogo frenético, com ambos os guardiões a serem chamados à ação, perante as investidas ofensivas.
E até aos 4' as defesas venceram os ataques, contudo, Zé Miranda, com um remate indefensável, desatou o nó e fez o 1-0 para alegria dos muitos adeptos nas bancadas. Ora, golo de um lado, golo do outro: minuto 7, remate de Pol Manrubia e empate (1-1).
Jogo veloz, frenético, com muitas oportunidades e pautado pelo equilíbrio... e foi preciso esperar até aos 19' para se gritar novo golo. Recuperação de bola, transição rápida, e Diogo Rafael, com um remate ao ângulo superior direito, fez um tento de belo efeito e deu nova vantagem aos encarnados (2-1).
Até ao intervalo, o marcador não registou alterações... mas fê-lo aos 30'. Jogada individual de Pau Bargalló, investida pela esquerda, disparo forte e 3-1.
No minuto seguinte, cartão azul para Miguel Rocha e respetivo livre direto. No frente a frente com Constantino Acevedo, Pau Bargalló não aproveitou. Não marcou ali, marcou aos 32', com a equipa em power play (4-1), e o avançado a desviar com um toque subtil para o fundo das redes, o passe açucarado de Roberto Di Benedetto.
Aos 39', novo cartão azul para Miguel Rocha, novo duelo, e desta feita foi Lucas Ordoñez quem desperdiçou. Já na reta final, emoção e incerteza no Pavilhão... 10.ª falta para as águias e, na conversão, após uma primeira tentativa falhada e o árbitro mandar repetir, Luís Querido assinou o 4-2. No minuto seguinte (48'), vantagem mínima, com Santiago Sanchez a aproveitar uma desatenção e a fazer o 4-3...
Até ao final, muita luta em quadra, mas o Benfica, carregado pelos fiéis adeptos, conseguiu aguentar a vantagem e o consequente triunfo. Justo e muito importante!
Em vantagem (1-0) numa eliminatória à melhor de 5, a equipa comandada por Edu Castro torna a entrar em rinque no domingo, 1 de junho, no Pavilhão Municipal de Barcelos, para disputar o jogo 2 desta fase da competição. OC Barcelos e Benfica começam a medir forças às 15h30.
DECLARAÇÕES
Edu Castro (treinador do Benfica): "Fizemos uma belíssima partida. Uma 1.ª parte muito boa, aproveitando os espaços abertos existentes, e até poderíamos ter ido para o intervalo com o marcador mais dilatado e mais justo. Na 2.ª parte entrámos muito bem, fizemos o 4-1, na parte final sofremos dois golos. Sabemos que temos de fazer sempre muito bem as coisas para conseguir vencer, porque qualquer detalhe pode fazer a diferença."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Pedro Henriques, José Miranda, Pau Bargalló, Nil Roca e João Rodrigues
Suplentes: Bernardo Mendes (NJ), Diogo Rafael (J), Lucas Ordoñez (J), Roberto Di Benedetto (J) e Gonçalo Pinto (J)
Marcadores do Benfica: José Miranda (1), Diogo Rafael (1) e Pau Bargalló (2)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/05/28/hoquei-em-patins-benfica-oc-barcelos-jogo-1-meias-finais-play-off-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 27 Maio 2025

