DUELO DIVIDIDO
A equipa de andebol do Benfica empatou com o FC Porto (27-27), neste sábado, 15 de novembro, no jogo da 11.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.
Condicionado por algumas baixas, mas com ambição e confiança face aos resultados obtidos nos últimos confrontos – com 5 vitórias consecutivas –, o Benfica deslocou-se ao reduto do FC Porto em igualdade pontual com o rival (28 pontos).
Para o clássico, Jota González lançou Gustavo Capdeville, Miguel Sánchez, Alejandro Barbeito, Javi Rodríguez, Ander Izquierdo, Pau Oliveras e Christopher Hedberg de início.
No Dragão Arena, jogo com ritmo elevado, com as duas equipas a procurarem visar a baliza contrária. Em desvantagem por 2-0, as águias responderam e, com Gustavo Capdeville a travar vários intentos dos azuis e brancos, igualaram, passando aos 4-5 para a frente.
Golo cá, golo lá, o marcador continuou a espelhar sucessivos empates. Já com o resultado em 8-9, o guardião benfiquista defendeu o remate de Daymaro Salina, dando ímpeto ao bom momento encarnado. Com um golaço, Ander Izquierdo ampliou para 8-10 e, mesmo com a resposta do outro lado (9-10), as águias não abrandaram e saíram para o intervalo a vencer por 10-12. Uma vantagem importante para o desenrolar da 2.ª metade.
Grande reatamento da equipa do Benfica, a dilatar para 5 os golos de vantagem (12-17). A correr atrás do prejuízo, o FC Porto reduziu para 14-17, com grande mérito do seu guarda-redes, que bloqueou 2 remates consecutivos dos encarnados.
Um clássico é sempre um clássico: imprevisível, disputado e emocionante. Assim, e contra o rumo dos acontecimentos, os azuis e brancos igualaram aos 45', a 19-19. Aproveitando a inferioridade numérica das águias, os da casa colocaram-se na frente, por 22-19, obrigando Jota González a pedir desconto de tempo.
Paulatinamente, o Benfica foi-se aproximando no marcador e, em vantagem numérica, encostou a 25-24, quando ainda faltavam 5 minutos para se jogar. Com um golaço, Gabriel Cavalcanti rubricou o 26-26 e, na conversão de um livre de 7 metros, Miguel Sánchez fixou o 27-27 com que terminou o clássico.
Segue-se a receção ao HF Karlskrona, às 19h45 de terça-feira, 18 de novembro, no Pavilhão n.º 2 da Luz, em jogo da 4.ª jornada do Grupo E da EHF European League.
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Gustavo Capdeville, Miguel Sánchez, Christopher Hedberg, Pau Oliveras, Alejandro Barbeito, Ander Izquierdo e Javi Rodríguez
Suplentes: Rangel da Rosa (J), Gustavo Capdeville, Gabriel Cavalcanti (J), Miguel Mendes (NJ), Stiven Valencia (J), Fábio Silva (J), Alexis Borges (J), Ismäel El-Korchi (J) e Reinier Taboada (J)
Marcadores do Benfica: Miguel Sánchez (7), Ander Izquierdo (3), Javi Rodríguez (2), Christopher Hedberg (6), Stiven Valencia (2), Gabriel Cavalcanti (2), Alejandro Barbeito (2), Pau Oliveras (1) e Ismäel El-Korchi (2)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/11/15/andebol-fc-porto-benfica-jogo-11-jornada-1-fase-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Sábado, 22 Novembro 2025
- Andris a Domingo, 16 Novembro 2025
- Andris a Terça, 11 Novembro 2025
- Andris a Segunda, 10 Novembro 2025
- Universo Benfica a Quinta, 31 Julho 2025

