Competição
Fase
Fase Regular
Ronda
3ª Jornada
Data
Dom, 2 Novembro, 2025, 19:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

IRREGULARIDADE PESOU NO DESFECHO DO DÉRBI


Uma exibição marcada pela irregularidade ditou a derrota da equipa de voleibol masculino do Benfica diante do Sporting, por 0-3, no dérbi da 3.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, disputado neste domingo, 2 de novembro.

 

O Pavilhão n.º 2 da Luz encheu no apoio às águias, que, no 1.º set, beneficiaram de uma sequência de serviços de Kelvi Geovani para abrirem um 8-5 no marcador. No entanto, os encarnados não conseguiram manter a solidez apresentada até aí e permitiram que o Sporting empatasse (13-13).

 

O dérbi manteve-se equilibrado até ao 18-18. Nessa altura, Edson Valencia avançou para a linha de serviço, colocou a receção do Benfica em dificuldade e, com dois ases, foi decisivo para o triunfo dos leões, por 19-25, de nada valendo os dois timeouts pedidos por Marcel Matz nos pontos finais do parcial.

 

O 2.º set foi uma fotocópia do anterior. Uma vez mais, as águias entraram bem no jogo com Nivaldo Gómez a impor a sua lei no serviço. Todavia, os leões anularam uma desvantagem de três pontos e viraram o marcador para 12-13.

 

Marcel Matz ainda tentou trazer energia para a quadra com as entradas de Francisco Pombeiro e Felipe Banderó, mas o Sporting continuou no comando das operações, e com a sorte do jogo do seu lado, como se viu no serviço de Lourenço Martins que balançou na rede e caiu para o meio-campo do Benfica, no 18-21. O mesmo jogador foi o autor do ás que fechou as contas do parcial: 18-25.

 

Confiante, o Sporting entrou melhor no 3.º set, mas um Benfica mais consistente e agressivo respondeu à altura e colocou-se na frente, por 13-12, com um bloco de Nivaldo Gómez. O dérbi entrou, então, numa toada de diversas alternâncias no marcador até ao 24-24. Nas vantagens, os leões foram mais eficazes e venceram, por 24-26, para fechar a partida com um 0-3.

 

À procura de afinar a sua melhor versão neste início de temporada, o Benfica volta a entrar em campo às 16h00 do próximo sábado, 8 de novembro: visita o pavilhão do SC Espinho, na 4.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

 

DECLARAÇÕES


Marcel Matz (treinador do Benfica): "Muita dificuldade na construção do set. Nas primeiras partes dos sets, sempre bem. Mas, ao chegar ali no momento mais decisivo, sabemos do potencial do Kelton [Tavares]. Consegue muitos breaks para o Sporting, não só contra o Benfica, mas nos jogos contra os outros adversários. E nós até temos capacidade de segurar esse tipo de jogo, quando os adversários acertam o serviço com pressão. E tivemos uma chance, mas, quando não roda na primeira, já sobrecarrega na segunda, aumenta a pressão e aumenta a confiança do lado de lá. O 1.º set escapa na sequência do Edson [Valencia], muito mérito dele. No 2.º set, temos algumas bolas em que não podemos vacilar. Bolas mais simples, em que simplesmente temos de ser eficientes e colocá-las no chão. Começámos melhor o 3.º set, com uma mudança de jogador. Acho que quem entrou, entrou bem e acho que tivemos oportunidades para fechá-lo, mas trabalharam bem no sistema de bloqueio. O jogo ficou equilibrado. Temos uma bola em que o Murad [Khan] não roda, uma bola bloqueada e uma bola empurrada. E o Sporting soube aproveitar, soube ser mais eficiente no final."

 

Ivo Casas (capitão do Benfica): "Eles conseguiram servir melhor do que nós na nossa casa, o que não devia ter acontecido. Acho que nos causaram mais dificuldades a nós do que nós a eles, e traduziu-se em dois finais de set – que são sets equilibrados, disputados ponto a ponto – em que, de repente, abrem 4 ou 5 pontos, e fica muito difícil de ir buscar porque o espaço e o período eram muito curtos. Este 3.º set acho que foi um bocadinho diferente, acho que não houve essas sequências. No entanto, perdemos a vantagem inicial que tínhamos, como aconteceu nos outros sets, e eles, na superação, foram buscar o set e conseguiram fechá-lo em 26-24. Acho que a história é essa. A história passou por servirem melhor, causaram-nos mais dificuldades. Por muito que me custe dizer, foi um justo vencedor. Relativamente ao resto da temporada, estamos muito no início. Era muito melhor termos conquistado esta vitória, punha-nos já a duas vitórias de diferença do Sporting. Neste momento, estamos iguais, as duas equipas com uma derrota. O Campeonato ainda é longo, há muita história para contar, e não se vai resumir a este jogo, com certeza."

 

FICHA DE JOGO


Formação inicial do Benfica: Bernardo Silva (L), Peter Wohlfahrtstätter (4), Nivaldo Gómez (7), Pablo Natan (8), Murad Khan (7), Kelvi Geovani (2) e Tiago Violas (0)

 

Suplentes: Francisco Pombeiro (1), Ivo Casas (L, J), Felipe Banderó (4), Lucas França (NJ), Tomás Natário (0), André Aleixo (NJ) e Valerii Todua (3) 

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/11/02/voleibol-jogo-benfica-sporting-3-jornada-1-fase-campeonato-nacional

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quinta, 6 Novembro 2025