Competição
Fase
Fase Regular
Ronda
14ª Jornada
Data
Sáb, 10 Janeiro, 2026, 15:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
SportingTV

 

Num desafio da 14.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional disputado neste sábado, 10 de janeiro, no Pavilhão João Rocha, a equipa masculina de voleibol do Benfica perdeu frente à congénere do Sporting, por 3-1.

 

Marcel Matz apostou numa formação inicial composta por Pablo Natan, Lucas França, Murad Khan, Japa, Tiago Violas, Valerii Todua e Ivo Casas (L) para "tentar buscar uma vitória na casa do Sporting", tal como havia almejado na antevisão do embate.

 

Após um arranque renhido (6-5), os anfitriões distanciaram-se paulatinamente até alcançarem uma vantagem de 5 pontos (12-7). A contenda retomou a toada nivelada, e as águias aproximaram-se em diferentes momentos (15-13; 20-18; 21-19; 22-20), mas não conseguiram a reviravolta.

 

Numa altura em que perdiam por 24-20, a derradeira reação dos encarnados – assente no serviço de Felipe Banderó – colocou-os a 1 ponto das vantagens (24-23), mas um ataque transviado ditou o 1-0 para os leões (25-23).

 

O set seguinte teve um começo idêntico, com novo equilíbrio inaugural (5-5) seguido de um afastamento dos visitados (11-8).

 

Todavia, depois de um desconto de tempo solicitado por Marcel Matz, o coletivo vermelho e branco reduziu para a desvantagem mínima (11-10) e, impulsionado pela entrada de Peter Wohlfahrtstätter, registou uma sequência de 5 pontos consecutivos, assumindo a liderança (13-16).

 

A partir de então, a partida regressou ao rumo balanceado, e o Sporting chegou a encostar-se à frente (18-19). Ainda assim, com Murad Khan em bom plano, o Benfica segurou o ímpeto oponente e, com um parcial de 2-6, fechou o triunfo no 2.º set, por 20-25 (1-1).

 

O conjunto verde e branco somou os 3 primeiros pontos do 3.º set (3-0) e, posteriormente, dilatou a discrepância para 6 pontos (12-6). As águias ainda encurtaram a margem para metade em duas ocasiões (14-11 e 15-12), mas foram mesmo os leões que levaram a melhor neste parcial, por 25-19 (2-1).

 

No 4.º set, as equipas mantiveram-se coladas durante ainda mais tempo (10-10), até que o conjunto leonino somou 4 pontos seguidos (14-10). Duas investidas de Felipe Banderó diminuíram prontamente a diferença (14-12), e, num ritmo de parada e resposta, o desnível manteve-se praticamente idêntico (22-19).

 

Chegados à fase decisiva, os encarnados potenciaram e aproveitaram os deslizes adversários para chegar ao empate (22-22) e forçar as vantagens (24-24). No entanto, nesta etapa, um serviço de Pablo Natan contra a rede e um ataque eficaz sportinguista resultaram no 26-24 que deu o triunfo à equipa da casa no 4.º set e no dérbi (3-1).

 

O Benfica compete novamente já às 18h00 deste domingo, 11 de janeiro, frente ao Castêlo da Maia, no pavilhão opositor. O encontro é relativo aos oitavos de final da Taça de Portugal.

 

DECLARAÇÕES


Marcel Matz (treinador do Benfica): "Acho que não foi um jogo assim tecnicamente bem jogado. Principalmente do nosso lado, em termos de sequência de serviço. Tivemos algumas situações de transição também. Início de set, ataque para fora. Side out de transição, ataque para fora. Acho que temos de continuar a trabalhar. Estamos insatisfeitos, como é óbvio, pois queríamos ganhar. Temos de trabalhar ainda mais para melhorar nos momentos mais decisivos."

 

Ivo Casas (líbero do Benfica): "[O que fez a diferença?] Acho que claramente o número de erros, falhámos muito mais do que o Sporting. Eles corrigiram melhor o erro não forçado, principalmente, e fez-se sentir nos finais dos sets. Um jogo bastante equilibrado. Conseguimos ir buscar um set praticamente perdido, conseguimos aproximar, mas os erros pesam bastante nos momentos finais dos sets. Infelizmente, errámos mais do que eles. Acho que conseguimos jogar bem a espaços, mas, de uma maneira geral, houve mais erros não forçados da nossa parte, e, no final do jogo, somando tudo, acho que caiu para o lado do Sporting nesse aspeto do jogo em particular. O resto, acho que foi um jogo bastante equilibrado em termos de números. O erro pesou bastante, e fomos piores aí."

 

FICHA DE JOGO


Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Pablo Natan (9), Murad Khan (8), Lucas França (5), Tiago Violas (1), André Aleixo (6) e Valerii Todua (3)

 

Suplentes: Bernardo Silva (L,NJ), Peter Wohlfahrtstätter (4), Francisco Pombeiro (1), Nivaldo Gómez (NJ), Felipe Banderó (10), Kelvi Geovani (0) e Tomás Natário (4)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/01/10/voleibol-jogo-sporting-benfica-14-jornada-1-fase-campeonato-nacional

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quarta, 14 Janeiro 2026