RECUPERAÇÃO NÃO DEU PARA A NEGRA
A equipa feminina de voleibol do Benfica perdeu com o SC Braga, por 1-3, em jogo da 10.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, disputado nesta segunda-feira, 8 de dezembro.
Vinte e quatro horas depois do dérbi com o Sporting (3-1) as campeãs nacionais regressaram à quadra para receberem o SC Braga no Pavilhão n.º 2 da Luz.
Para dar início à partida, Henrique Furtado lançou Mayara Barcelos, Emília Balagué, Veronika Djokic, Isidora Ubavic, Cansu Çetin, Claudia Dillon e Tatiana Rizzo (L).
O Benfica inaugurou o marcador e, na resposta, as bracarenses fizeram um parcial de 0-3. As águias ainda igualaram (3-3), mas, eficazes nas diagonais, que dificultavam a receção do lado encarnado da rede, as visitantes ampliaram a vantagem para os 5 pontos de diferença (5-10). Aos 5-11, o técnico benfiquista viu-se obrigado a pedir desconto de tempo. Com Veronika Djokic a servir, o Benfica reduziu para 9-11, porém, fruto de más receções, o resultado foi dilatado para 9-14.
A encurtar distâncias, as encarnadas colocaram as contas em 14-16 com um remate de Mayara Barcelos e, depois, um bloco de Veronika Djokic e Emilia Balagué encostou a 15-16. Tudo em aberto! Novamente com Mayara Barcelos em ação, bola contra o bloco do SC Braga, a igualar o resultado a 17-17. Grande exibição da zona 4, peça fundamental na recuperação benfiquista! O 1.º set, que teve uma reta final muito disputada, foi decidido nas vantagens, caindo para o lado das forasteiras (25-27).
Em desvantagem por 2-6 no início do 2.º set, o Benfica igualou a 6-6. O SC Braga voltou a mostrar-se forte no ataque e descolou para 11-14, altura em que Henrique Furtado pediu timeout. Uma vez mais, as suas comandadas deram uma resposta positiva no regresso ao jogo e reduziram para 2 os pontos de diferença (13-15).
O bom momento das águias fez com que, aos 17-18, Diogo Santos pedisse para parar o encontro. As encarnadas mantiveram-se mais eficazes e alcançaram o comando do marcador (19-18; 20-18). Com 5 pontos sem resposta, o coletivo bracarense descolou e acabou por vencer, por 22-25 (0-2 no jogo).
O 3.º set foi dominado pelo Benfica, que, aliando a qualidade defensiva a remates indefensáveis, construiu uma vantagem por 10 pontos (19-9). Com o triunfo encarnado encaminhado, o SC Braga ainda disputou a reta final do parcial, mas o rumo não se alterou e as comandadas por Henrique Furtado selaram a vitória com um 25-20 (1-2 no jogo).
O Benfica entrou bem no 4.º set, no qual, mesmo com a resposta das bracarenses, conseguiu segurar a dianteira do marcador (13-11). Com eficácia no bloco e as jogadoras em sintonia no ataque, as encarnadas ampliaram a vantagem para 16-11. Seguiu-se a aproximação das forasteiras (17-15), que obrigou o técnico encarnado a reorganizar as tropas. O SC Braga manteve o ascendente no jogo e encostou a 19-18. A fase decisiva chegou com empate a 20 e, mais eficazes, as visitantes fecharam o jogo com um 22-25. No final, derrota do Benfica, por 1-3.
Segue-se a deslocação ao reduto do Castêlo da Maia, em desafio da 11.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, agendado para as 16h00 de domingo, 14 de dezembro.
DECLARAÇÕES
Henrique Furtado (treinador do Benfica): "Não só 2 dias difíceis. Foi uma semana de grandes desafios, uma semana que começou com a vitória sobre um grande adversário [PGE Budowlani Lódz] e que terminou com duas derrotas perante 2 grandes adversários [Sporting e SC Braga]. São equipas candidatas ao título, equipas que lutam muito entre si para fazer o melhor trabalho possível para os seus adeptos e para os seus clubes. Aprender com este momento. Um momento difícil, de duas derrotas, e um momento em que nós temos que levantar a cabeça e estar muito focados e cientes da direção para onde estamos a ir e do que precisamos de fazer para retomar este caminho das vitórias."
Isidora Ubavic (oposta do Benfica): "É óbvio que este jogo e o de ontem [com o Sporting] não tiveram os resultados que pretendíamos e que o Benfica merece, mas acho que hoje, com uma equipa jovem em campo, mostrámos muita capacidade de luta e muita energia, muita dedicação. Algumas jogadoras estão indisponíveis devido ao calendário denso com os jogos europeus, mas isso não pode ser desculpa. Temos de trabalhar diariamente e fazer tudo para ganhar."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/12/08/voleibol-feminino-jogo-benfica-sc-braga-10-jornada-1-fase-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 11 Janeiro 2026
- Universo Benfica a Quarta, 24 Setembro 2025

