EURO2004 - Os Estádios:

Submetida por K_POBORSKY em
No total são 10 os estádios que vão fazer parte desta prova europeia. De Lisboa ao Porto, passando claro está por Leiria, Coimbra e não esquecendo Faro, entre outros, lá está o nosso novo Estádio da Luz.
Uns remodelados, outros completamente construídos de novo, e muito dinheiro investido, são alguns dos aperitivos para este Euro-2004.

Estádio da Luz (novo) :
Capacidade prevista: 65 mil lugares

O novo estádio terá uma lotação de 65 mil pessoas e o projecto tem assinatura do arquitecto australiano Damon Lavelle.
Ousado e moderno, funcional e rentável, o novo «santuário» dos benfiquistas
ocupará 30 mil metros quadrados de áreas comerciais e de serviços, além de um polidesportivo com capacidade para três mil pessoas, um ginásio e parques de estacionamento para 800 lugares ao ar livre e 1500 cobertos.
A conclusão das obras está prevista para Agosto de 2003

Estádio de Alvalade (novo) :
Capacidade prevista: 52 mil lugares

O novo Estádio de Alvalade será um espaço multifuncional para actividades desportivas, em primeiro lugar, sobretudo futebol e atletismo, mas também para eventos de outro tipo, designadamente espectáculos musicais.
Além disso, com tudo o que de novo ali será criado, o novo estádio dará uma nova centralidade à zona, integrado num complexo urbanístico de habitações, escritórios e áreas comerciais, com ligação ao espaço verde do Campo Grande.

Estádio do Bessa (remodelado) :
Capacidade Prevista: 30 mil lgares

Implantado numa zona urbana de referência da cidade do Porto, o novo Estádio do Bessa integra-se num complexo desportivo em franco desenvolvimento. Iluminação idêntica à do Stade de France, painéis digitais e sistema de som ultramoderno, o novo Bessa será um centro de atracções, com pavilhão multiusos, restaurantes, cinemas... A estrutura foi pensada em função das limitações de espaço. Como não era possível o modelo de um anel, avançou-se para o crescimento vertical das bancadas, com a criação de um segundo nível.

Estádio das Antas (novo):
Capacidade prevista: 50 mil lugares

Uma obra de grande envergadura que será ex-líbris da zona oriental do Porto, a qual vai sofrer uma transformação radical, em consequência da reabilitação urbana da zona das Antas.
O novo estádio encerra muito mais que a componente desportiva clássica, funcionando como motor do plano de desenvolvimento urbanístico da Câmara Municipal do Porto para essa zona, mas, ao mesmo tempo, de um vasto complexo de estruturas que visam potenciar os recursos do clube e que, em pleno funcionamento, lhe garantem um adicional elevado de receitas.

Estádio D.Afonso Henriques – Guimarães (remodelado):
Capacidade prevista: 30 mil lugares

Implantado na zona urbana, o novo estádio renasce da infra-estruturas já existentes, subordinando-se ao traço arquitectónico da Cidade-Berço. A remodelação do Estádio D. Afonso Henriques insere-se num programa mais vasto e integrado que engloba a cidade desportiva, de forma a reanimar o centro histórico da cidade, com o verde circundante a dominar, autêntico "pulmão" onde os vimaranenses poderão respirar.

Estádio Dr. Magalhães Pessoa – Leiria (remodelado):
Capacidade prevista: 30 mil lugares

Implantado na zona urbana e integrado no actual complexo desportivo Dr. Magalhães Pessoa, o projecto, da autoria do arquitecto Tomás Taveira, prevê um aumento da actual capacidade, de 11 mil para 30 mil lugares, e a construção de três novas bancadas. Paralelamente, vai nascer um novo espaço em redor do estádio, essencialmente vocacionado para o desporto, além de um parque temático e uma nova escola. A qualidade de vida dos leirienses vai passar por aqui...

Estádio Faro/Loulé (novo):
Capacidade prevista: 30 mil lugares

Projecto arquitectónico emblemático para o Algarve, implantado na zona de fronteira (São João da Venda) entre os municípios de Faro e Loulé e integrado no Parque das Cidades, cujo Plano de Pormenor, já elaborado, se encontra em fase de aprovação, o Estádio Intermunicipal Faro-Loulé prevê, em fase posterior ao Euro-2004, a construção de uma pista de atletismo. O futuro do Algarve passa pelo aproveitamento das suas condições únicas para o desporto e o novo estádio vai, por certo, potenciar o desenvolvimento da região.

Estádio Municipal de Coimbra (remodelado):
Capacidade prevista: 32 mil lugares

O projecto, da autoria de uma equipa de arquitectos inteiramente coimbrã, liderada por António Monteiro, parte do aproveitamento da actual capacidade de cerca de 15 mil lugares sentados, prevê a criação de um segundo anel em todo o perímetro das bancadas existentes e de um terceiro anel, a um nível superior, em forma de U, aberto a norte sobre a encosta da cidade. O Calhabé vai ter mais encanto na hora do Euro-2004, tanto mais que o projecto não foi pensado apenas para o Europeu, mas também para a cidade.

Estádio Municipal de Braga (remodelado):
Capacidade prevista: 30 mil lugares

O mais arrojado dos projectos dos estádios do Euro-2004 tem assinatura de um dos maiores arquitectos portugueses, Eduardo Souto Moura, Prémio Pessoa 1998.
Ponto assente: serão laterais os 30 mil lugares do futuro Estádio Muncipal de Braga. «Hoje o futebol é um espectáculo, tal como o cinema, o teatro e a televisão - daí a opção de fazer apenas duas bancadas», lê-se na memória descritiva do projecto.
O novo Estádio Municipal de Braga destina-se ao futebol, quase em exclusivo, mas pode servir outros fins, até porque foi pensado mais como casa de espectáculos que como recinto desportivo.

Estádio Mário Duarte – Aveiro (remodelado):
Capacidade prevista: 30 mil lugares

Implantado na zona periférica, no denominado Parque da Cidade, o projecto, da autoria do arquitecto Tomás Taveira, vai surpreender pela "estética que evidencia toda a capacidade criativa do seu autor, sobretudo pela funcionalidade". Uma obra grandiosa que não se esgota na construção do novo estádio. O velho Mário Duarte, que tem servido de palco aos jogos do Beira-Mar, vai continuar, mas agora ao serviço da prestigiada Universidade de Aveiro.


Sem dúvida, grandes palcos para grandes jogos, que certamente irão dar origem a um grande campeonato da Europa 2004.

Conheça aqui, os grupos de qualificação para a fase final do EURO-2004.

n.d.r.: Os textos que descrevem os estádios são da autoria da edição “on-line” do jornal «A Bola».