Benfica triunfa sem problemas na Reboleira

Submetida por VEGG em
O Benfica venceu, este domingo, o Estrela da Amadora por 3-0, na Reboleira, num jogo a contar para 15.ª jornada da Superliga. Uma vitória tranquila garantida ainda nos primeiros 45 minutos. Nuno Gomes, Tiago e Sokota foram os autores dos golos e fecharam um ciclo fantástico de vitórias em competições oficiais, sete no total.

Obrigado a mexer no “onze”, face ás ausências de Simão, por castigo, Ricardo Rocha e Argel, por lesão, Camacho pôde contar com Zahovic e Nuno Gomes no ataque, mantendo Luisão no eixo da defesa, formando dupla com o capitão Hélder. No restante tudo igual, com Moreira na baliza, Miguel e Cristiano nas laterais, Tiago e Aguiar no meio e Tomo Sokota na frente de ataque.

O jogo não podia ter começado da melhor maneira para o Benfica, que entrou logo a vencer na partida. Ainda não estavam atingidos os primeiros três minutos de jogo e já Nuno Gomes dava vantagem ao nosso conjunto. João Pereira tirou um cruzamento da direita, Zahovic rematou e colocou a bola em condições para o avançado português, que não desperdiçou tamanha oportunidade e inaugurou o marcador.

Em vantagem na partida e controlando o jogo a meio-campo o Benfica trocava bem o esférico e desenvolvia as suas acções ofensivas pelas alas, com João Pereira e Miguel em evidência. Num desses lances ofensivos o Benfica adiantou-se no marcador por intermédio de Tiago que em zona frontal à baliza do Estrela rematou forte, colocando a bola fora do alcançe de Veiga. O passe de Zahovic da esquerda foi fulcral para a acção do camisola 30.

Sem forçar muito, o Benfica ia gerindo confortavelmente a vantagem, agora de dois golos, sempre sem sofrer qualquer pressão do adversário. Mas aos 30 minutos de jogo surgiu a primeira contrariedade, Cristiano lesionou-se e foi substituído por Alex. Camacho foi obrigado a fazer alguns reajustamentos tácticos, lançando Alex para o zona direita do ataque e fazendo recuar João Pereira para a sua posição de origem (lateral). Miguel ocupou o lugar deixado por Cristiano.

Sempre dominador e criando várias situações de golo o nosso conjunto conseguiu ampliar a vantagem, depois de mais uma bela combinação do ataque, com Tiago Nuno Gomes e Sokota na jogada. Este último só teve mesmo de desviar a bola de Veiga com um toque subtil. Um chapéu perfeito do croata que voltou a marcar na Superliga (o seu quarto golo). Brilhante o passe de Nuno Gomes a desmarcar o avançado benfiquista, que cara-a-cara, com Veiga não desperdiçou soberana oportunidade.

Até ao final do primeiro tempo mais dois lances de registo. Primeiro aos 38, quando Nuno Gomes rematou para a defesa de Veiga. Depois aos 41, quando o mesmo Nuno Gomes não conseguiu desviar o esférico na pequena área, depois de um falhanço do central “tricolor”. O intervalo chegava com 3-0 no marcador.

No segundo tempo o espactáculo decresceu de qualidade. O Benfica entrou mais passivo no terreno, fruto da vantagem obtida, e sobrecarregou a zona defensiva que teve o dobro do trabalho da primeira parte. Ainda assim, o melhor que o Estrela conseguiu fazer foi um remate de Davide, aos 55 minutos, mas a bola saiu ao lado do poste direito da baliza à guarda de Moreira, que esteve sempre muito seguro durante todo o encontro.

Até ao final do tempo regulamentar o jogo desenrolou-se sempre num ritmo muito lento e sem grandes oportunidades de golo. Camacho, sempre muito interventivo, lançou Roger para o lugar de Nuno Gomes a dez minutos do final numa tentativa de refrescar o último terço de terreno, mas o jogo já estava resolvido. Em cima do minuto 90, na sequência de um pontapé de canto, Luisão ainda cabeceou por cima da trave, naquele que foi o último lance de perigo do encontro.

O Benfica venceu confortavelmente por 3-0 e garantiu mais três pontos na competição, colocando novamente pressão no líder da prova, que defronta, esta segunda-feira, a formação do Alverca, nessa mesma localidade.


BENFICA - Moreira; Miguel (Hélio Pinto 87 m), Luisão, Hélder (cap.) e Cristiano (Alex 30 m); João Pereira, Fernando Aguiar, Tiago e Zahovic; Nuno Gomes (Roger 81 m) e Sokota.

Suplentes não utilizados: Bossio, Andersson, Carlitos e Fehér.

Treinador: José Antonio Camacho

Golos: Nuno Gomes (2 m), Tiago (9 m) Sokota (31 m).