Gaitán no onze sul-americano da semana do jornal 'Marca'

Fonte
rr

Os dois golos que Nico Gaitán marcou esta semana, ao PAOK e ao Belenenses, valeram-lhe a presença no onze sul-americano da semana do jornal espanhol 'Marca'. O diário desportivo descreve a semana do argentino como "sensacional". "Marcou um golaço na Liga Europa e terminou a semana com o único golo da vitória sobre o Belenenses", pode ler-se, ainda, na avaliação apresentada.

Gaitán tem companhia de peso nesta equipa de sonho da semana e faz companhia no ataque a Carlos Tévez, da Juventus. Nota para a presença do lateral direito Zabaleta, que venceu a Taça da Liga de Inglaterra, ao serviço do Manchester City.

Onze sul-americano da semana para o jornal 'Marca':

Keylor Navas (Levante), Zabaleta (Manchester City), Dante (Bayern Munique), Zambrano (Eintracht Frankfurt) e Marcelo (Real Madrid); Biglia (Lazio), Gargano (Parma), Ruiz (PSV) e Lucas Moura (PSG); Gaitán (Benfica) e Tévez (Juventus).

Ivan Cavaleiro: «Seleção A é o concretizar de um sonho»

Submetida por Blitzer em
Fonte

Ivan Cavaleiro foi a grande surpresa da convocatória de Paulo Bento para o particular entre Portugal e Camarões. O extremo que tem alternado entre a equipa B do Benfica e a formação principal tem assim a oportunidade de trabalhar ao lado de jogadores que ainda há pouco tempo admirava apenas pela televisão.

«Claro que este é um dos momentos altos, pois via jogadores como Ronaldo ou Figo na Seleção. Tive sempre o objetivo de chegar aqui. É o concretizar de um sonho que sempre tive», afirmou o jogador, pouco depois de ter entrado em estágio.

Cavaleiro garantiu estar tranquilo e preparado para «esperar pela oportunidade». «Não devemos estar ansiosos», afirmou.

O extremo garantiu ter sido «bem recebido» pela equipa técnica, logo ao chegar ao hotel, e mostrou-se «muito contente por ter a oportunidade de trabalhar com o melhor jogador do mundo». «Espero aprender com ele e desfrutar do momento», acrescentou, referindo-se a Cristiano Ronaldo.

About player

Diga 55: ainda se lembra da última vez que o Benfica não marcou?

Submetida por Blitzer em
Fonte

Sabe o que aconteceu a 9 de abril de 2012? Foi nesse dia que, pela última vez, o Benfica ficou em branco na Liga. Daí para cá, os encarnados somam 55 jornadas consecutivas a marcar, um dos melhores registos da sua História e, também o quarto melhor em todas as edições da Liga.

Foi em Alvalade que a equipa de Jorge Jesus chegou ao fim de um jogo do campeonato com o marcador a zero. Um penálti convertido por Van Wolswinkel ditou a vitória do Sporting, por 1-0, a última dos leões em dérbis. Daí para cá, o Benfica teve 43 vitórias, 10 empates e duas derrotas: no Dragão, na época passada, e nos Barreiros, na primeira jornada desta edição da Liga. Em todos esses jogos, o Benfica marcou pelo menos uma vez. Aliás, nos 141 jogos para a Liga na era Jorge Jesus, apenas em sete ocasiões os encarnados ficaram em branco.

A série em curso, prolongada neste domingo com o golaço de Gaitán, no Restelo, valeu 125 golos aos encarnados (média de 2,27 por jogo) contra apenas 35 sofridos (0,63 por jogo), números que não chegaram para conquistar o título de campeão na época passada, mas que sustentam a melhor sequência goleadora dos últimos 49 anos.

É preciso recuar até 17 de janeiro de 1965 para encontrar um registo melhor: foi essa a data em que um empate (0-0) diante do Lusitano de Évora pôs fim ao ciclo de 57 jornadas consecutivas a marcar para o Benfica. A sequência, alimentada pelos golos de Eusébio, José Torres, José Augusto e companhia, durou mais de dois anos: começou em dezembro de 1962, depois de um outro empate a zero, na visita ao Leixões.

Numa altura em que o campeonato tinha apenas 14 equipas, o registo – coroado com três títulos seguidos para a Luz entre 62/63 a 64/65, as temporadas envolvidas – é impressionante. Mas não tanto como o conseguido entre 5 de maio de 1946 e 17 de outubro de 1948, período em que o Benfica esteve 59 jornadas seguidas a marcar. Entre uma derrota por 1-0 no Restelo e um desaire pela mesma margem na Covilhã, o Benfica, treinado por Janos Biri, Lipo Herzcka e Ted Smith esteve dois anos e meio a faturar. Ao contrário do sucedido nos anos 60, a sequência não valeu qualquer título, mas sim quatro segundos lugares consecutivos, atrás de Belenenses e Sporting.

Refira-se, entretanto, que o Benfica não tem o exclusivo destas séries com mais de 50 jornadas consecutivas a marcar: o Sporting foi a primeira equipa a conseguir um registo destes, também com 57 jogos seguidos, entre a primeira jornada da edição inaugural da Liga (20 de janeiro de 1935) e uma derrota no dérbi com o Benfica (0-1), quase quatro anos depois, em janeiro de 1939. Tal como no caso dos encarnados, a série não valeu qualquer título de campeão. Mas é, ainda hoje, a mais prolongada no tempo na história do futebol português, quatro anos praticamente completos.

O Benfica está a quatro jogos de atingir o seu recorde de 59 partidas a marcar na Liga. Seguem-se no calendário a receção ao Estoril, a visita ao Nacional, a Académica na Luz e a viagem a Braga.

As melhores séries de jogos consecutivos a marcar

Benfica, 59 jornadas entre 5/5/1946 e 17/10/1948
Benfica, 57 jornadas entre 23/12/1962 e 17/1/1965
Sporting, 57 jogos seguidos, entre 20/1/1935 até 15/1/1939
Benfica, 55 jogos seguidos, entre 9/4/2012 e ??

Markovic eleito melhor jogador de janeiro e fevereiro

Submetida por Di maría em
Fonte

O extremo sérvio Lazar Markovic, que atua no Benfica, foi eleito o melhor jogador do mês da I Liga de futebol em janeiro/fevereiro, anunciaram hoje a Liga de clubes e o Sindicato dos Jogadores (SJPF).

O jogador “encarnado”, de 20 anos, recebeu 24,5 por cento dos votos, tendo batido o médio Evandro, do Estoril-Praia, que teve 12,45 por cento, e o seu colega de equipa Enzo Perez, que foi terceiro com 11,48.

O troféu, uma iniciativa do SJPF e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), vai ser entregue a Markovic no encontro entre o Benfica e o Estoril-Praia, da 22.ª jornada do campeonato, que está agendado para 09 de março, no Estádio da Luz.

O prémio de melhor jogador da II Liga no mês de fevereiro vai ser entregue a Vitor Bruno, do Penafiel, que arrecadou 27,91 por cento dos votos, batendo Bernando Silva, do Benfica, que foi segundo com 14,52 por cento, e Cafu, do Académico de Viseu, que somou 6,4 por cento.

A eleição é feita através da votação realizada pelo SJPF, pelos treinadores das competições e pelos adeptos registados no sítio oficial da Liga.

Dulce Félix faz história: 5º título de corta-mato longo

Fonte
RTP

Dulce Félix conquistou este domingo o seu quinto título consecutivo no campeonato nacional de corta-mato longo, em Pombal. Este foi um feito inédito em toda a história do corta-mato feminino. O título coletivo feminino foi para o Sporting, o que não acontecia há 41 anos. Em individuais masculinos, Manuel Damião foi o primeiro classificado. Por equipas masculinas, o título foi do Benfica.

A seguir a Dulce Félix (Benfica) chegaram Carla Salomé Rocha (Sporting) e Catarina Ribeiro (Sporting). Em termos coletivos femininos, o Sporting ficou em primeiro, seguido do Benfica e do Maratona Clube de Portugal.

Em seniores masculinos, Manuel Damião (Sporting) ganhou pelo terceiro ano consecutivo a competição. Em segundo lugar terminou Rui Pinto (Benfica) e em terceiro Alberto Paulo (Benfica).

O Benfica revalidou o título nacional de corta-mato longo em masculinos. O Sporting ficou na segunda posição, seguindo-se o Maia Atlético Clube.