104 Anos de história (ginástica)

Submetida por original em
Fonte

A 19 de janeiro de 1913, no 3.º andar do nº 31 na Rua Garrett em plena baixa lisboeta, 18 ginastas iniciaram a atividade do Clube a praticar ginástica sueca masculina, numa sala improvisada, nas instalações da sede do Clube à época. Foram vários os locais pela capital que a ginástica do Clube se foi desenvolvendo, na Avenida Gomes Pereira, no antigo campo das Amoreiras, Rua Capelo, Rua Jardim do Regedor, ginásios do Ateneu, triângulo Vermelho na Rua de São Bento, Rua da Mouraria, Rua Camilo Castelo Branco, na Escola Técnica Marquesa de Alorna na Avenida Ressano Garcia e finalmente, em 1968, a cedência de dois ginásios no antigo Estádio da Luz, onde a modalidade se foi desenvolvendo até 2003. Em 1984 atingiu o seu auge em número de praticantes, tendo ultrapassado os dois mil ginastas.

Com a demolição do antigo Estádio, a ginástica deslocou-se novamente para o exterior, agora na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Junta de Benfica e Escola Secundária da Quinta de Marrocos. Em 2004 passou a ter um ginásio no novo Estádio e, posteriormente, em 2006, houve a ocupação do Pavilhão dos Pupilos do Exército. Volvidos 13 anos após quase a extinção da modalidade, eis que esta se reergueu, contando atualmente com mais de 500 praticantes, tornando-a numa das modalidades mais dinâmicas do Clube ao nível da formação.

Da década de 50 à de 90, foram vários campeões em muitas disciplinas, na qual se destacam a ginástica desportiva, os trampolins e a acrobática. Mesa Alemã era uma disciplina também de referência.

Ponto alto

Um dos momentos altos foi a celebração dos 100 anos de existência, evento que ocorreu no Coliseu de Lisboa, bem perto de alguns dos locais onde a modalidade deu os primeiros passos. Hoje essencialmente a modalidade baseia-se em disciplinas GPT, cujas ofertas se destacam a rítmica com cinco níveis, acrobática com quatro, e ginástica geral que resulta em sete classes de representação, três das quais referências nacionais. Recentemente foi recriada a variante competitiva em trampolins de onde se espera a curto prazo resultados de destaque.

Outro momento alto da modalidade é o sarau gímnico anual, outrora a maior referência nacional, a Gimnáguia, teve o seu primeiro momento em 1983 e vai entrar na sua 35.ª edição a 15 de junho próximo. De salientar que a modalidade de ginástica torna o nosso Clube o segundo mais antigo a nível nacional.

Referir que a secção vai celebrar o 104.º aniversário no próximo dia 19 de janeiro, com um jantar que vai reunir antigos ginastas e dirigentes. O restaurante Catedral da Cerveja vai acolher a confraternização.