Fonte
www.abola.pt
Toni completou, na última jornada, 34 jogos seguidos na I Liga à frente do Benfica — um campeonato rigorosamente. E, entre o negro do ano passado e o ténue azul desta temporada, o treinador encarnado atinge um modesto 4.º lugar, atrás dos três habituais (Boavista, F. C. Porto e Sporting) e com os mesmos pontos do U. Leiria. Esta é, porém, apenas uma curiosidade em torno do último ano de Toni na Luz.
9.º lugar no ano passado — Tudo começou relativamente bem no regresso de Toni à Luz. A derrota em Alverca a abrir terá servido, apenas, como ponto de referência para o árduo trabalho que o esperava. A equipa fora orientada por José Mourinho e, como o próprio Toni chegou a reconhecer, era grande a empatia entre jogadores, adeptos e o actual técnico do U. Leiria. Mas, ultrapassada uma mini-tem- pestade de resultados (derrota em Alverca, empate na Luz com o Gil Vicente), a equipa partiu para proveitosa série de resultados: seis vitórias seguidas, com 17-7 em golos, tendo pelo meio um triunfo sobre o F. C. Porto. À 22.ª jornada, porém, surgiu a recepção ao Boavista e, quando todos os benfiquistas esperavam a soma de mais três pontos e consequente subida ao primeiro lugar, isolado, da classificação... surgiu um empate que afastou todos os sonhos. Esse jogo serviu, no fundo, para provar que o plantel encarnado, além de não ter a qualidade necessária para lutar pelo título máximo, não possuía o estofo para aguentar o embate de um primeiro semi-desaire com um adversário directo: nos 12 jogos que se seguiram até final do campeonato, seis derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias.
2.º lugar esta temporada — Este ano o ponto da situação é diferente. A equipa não tem jogado bem, longe disso, mas tem vencido. Em 13 jornadas disputadas, sete vitórias e seis empates. Para um plantel que, mesmo com profunda remodelação, ainda apresenta algumas limitações, não deixa de ser agradável estar apenas a um ponto do primeiro lugar. Resta saber, agora, como serão os embates com Sporting e Boavista e de que forma os encarnados assimilarão um eventual desaire. De qualquer modo, ainda que sem encantar, a equipa de Toni está no topo da classificação, separada por um ponto do F. C. Porto.
4.º lugar nas últimas 34 jornadas — Toni completou, frente ao Santa Clara, o 34.º jogo para a I Liga desta sua passagem pela Luz. Ou seja, o treinador encarnado completou, entre a época passada e esta, rigorosamente um campeonato. E, não sendo brilhante o panorama (20 pontos separam a turma benfiquista do Boavista e 16 do F. C. Porto), deve dizer-se que a quarta posição global estará mais próxima das ambições do clube da Luz, se pensarmos, também, que o Sporting, por exemplo, está à distância de cinco pontos. Resta, assim, aguardar pelos resultados das próximas 21 rondas...