Fonte
Óscar Cardozo, ponta de lança de 30 anos do Benfica, só volta aos relvados em 2014, conforme o nosso jornal noticiou ontem, e tudo aponta para que o regresso aconteça frente ao FC Porto, na Luz, a 12 de janeiro, para a Liga, embora não esteja descartada a hipótese de jogar alguns minutos no dia 4 de janeiro, também em casa, contra o Gil Vicente, para a Taça de Portugal - tudo dependerá da evolução que registar até esse momento, relativamente à lombalgia aguda que o tem afetado.
Ausente nas últimas cinco partidas das águias, desde o hat trick no derby com o Sporting, para a Taça de Portugal (4-3), é garantido que Cardozo aumentará essa sequência para oito, pois vai falhar os três compromissos que restam em 2013. E se não defrontar o Gil Vicente, no arranque de 2014, chega às nove ausências consecutivas, 12 no total.
Isto significa que o paraguaio, que por hábito nem é um jogador com muitos problemas físicos, vai igualar e pode até superar o pior calvário que viveu na Luz devido a uma lesão: oito jogos seguidos de fora em 2010/11. Consequentemente, foi nessa temporada que mais jogos falhou no total (14), seguindo-se 2008/09 e 2012/13 (9 em ambos os casos).
Desde que é jogador do Benfica (chegou no verão de 2007, está na sétima temporada), Cardozo falhou 56 jogos, por castigo, lesão ou simplesmente opção técnica, e o saldo é o seguinte: sem o seu habitual abono de família, o Benfica obteve 33 vitórias (58,9 por cento), 11 empates (19,7 por cento) e 12 derrotas (21,4 por cento). Isto significa que, entre empates e derrotas (23), as águias não venceram mais de 40 por cento dos encontros em que se viram privadas do seu homem-golo (41,1). Esta época, porém, sem o Tacuara, registo negativo apenas na derrota com o Marítimo (1-2) e no empate com o Arouca (2-2). De resto, seis vitórias.
Olhando para todos os golos marcados pela equipa sempre que o patrão do ataque esteve fora da loja, constata-se que Lima é quem apresenta o melhor registo: 14 golos. Seguem-se Rodrigo (9), Nuno Gomes (7) e Kardec (7). Há vida além de Cardozo, é certo, mas nem sempre ela é fácil...
About player