Fonte
A bola
Águia voa mais alto na segunda volta
O clássico de anteontem veio confirmar o bom momento desportivo que vive o plantel de Camacho. O empate frente aos dragões acabou por ser o único deslize de um ciclo fundamental para os encarnados, que estão a fazer um início de segunda volta quase perfeito, obtendo 13 pontos em 15 possíveis e ainda garantindo a passagem às meias finais da Taça de Portugal.
Depois do terramoto que abalou as mais profundas estruturas da equipa, como foi o caso da derrota, na Luz, frente ao eterno rival Sporting, e do empate alcançado uma semana depois com o U. Leiria (3-3), a águia conseguiu erguer-se a voar bem mais alto do que o fez no início do campeonato. Comparando os cinco primeiros jogos da segunda volta com os mesmos da primeira, e que incluem adversários teoricamente (e na prática) difíceis, como são os casos de Boavista, V. Guimarães e FC Porto, concluiu-se que os encarnados obtiveram mais cinco pontos, atingindo a marca de 13 pontos em 15 possíveis, contra os 8 em 15 do início do campeonato. É certo que desta feita jogaram mais vezes em casa (três jogos), mas também é verdade que a equipa já não vacila no seu reduto à imagem do que aconteceu no encontro frente ao Belenenses, no Jamor (3-3). O empate no clássico foi, assim, o único resultado menos positivo de uma equipa que tem demonstrado, no último mês e meio, uma franca recuperação relativamente ao passado recente.
Últimos minutos interpretados ao contrário
Uma das provas da melhoria do comportamento desportivo da equipa encontra-se no recente encontro com o Nacional da Madeira, que colocou os encarnados nas meias-finais da Taça de Portugal. Se na primeira volta os últimos minutos foram sempre considerados fatais, com o maior exemplo a residir na recepção ao Belenenses, em cuja partida os azuis marcaram dois golos já ao cair do pano, desta feita registou-se o inverso, com a equipa a ter uma capacidade de reacção nunca antes vista na presente época e virar o marcador no espaço de... cinco minutos.
A poucos dias de o clube comemorar 100 anos, a equipa de futebol vive uma certa tranquilidade, algo que pode ser considerado uma raridade comparativamente ao que se tem verificado nos últimos anos: tem a possibilidade de passar aos oitavos-de-final da Taça UEFA, está a 90 minutos do Jamor e na corrida a um lugar na Liga dos Campeões.