Águias de Ouro no Europeu Sub-19

Fonte
slbenfica.pt

João Filipe (dois golos, uma assistência e remate para recarga de um colega) foi a grande figura da final do Campeonato da Europa ganha por Portugal à Itália (3-4). Os benfiquistas Florentino, José Gomes, Mesaque Dju e Nuno Santos também jogaram a decisão.

 

Formação do Benfica em grande! Com uma estupenda exibição de João Filipe, um dos cinco benfiquistas do elenco (todos utilizados!), Portugal bateu Itália por 3-4, após prolongamento, na final do Campeonato da Europa Sub-19, na Finlândia.

 

Autor de dois golos, de uma assistência e ainda de um remate para recarga vitoriosa de um companheiro, João Filipe (Jota) esteve nos quatro momentos vitais da história desta partida, foi ele o grande jogador de uma decisão plena de nervos e de emoção.

 

Com Florentino Luís, João Filipe e José Gomes no onze inicial, Portugal adiantou-se no marcador em cima do intervalo (45'+1'): João Filipe, com um remate de pé direito à entrada da área, bateu Plizzari (0-1).

 

O 0-2 nasceu de um passe longo de Florentino para uma receção e remate de João Filipe para defesa incompleta do guardião italiano. Na recarga, Trincão atirou para as redes (72').

 

 

Portugal

FILME DO JOGO

 

 

Os italianos reagiram e empataram o encontro (2-2) com dois golos de rajada, ambos assinados por Kean (75' e 76'), que havia sido lançado na segunda parte.

 

Com um nó no resultado, a final foi para prolongamento, e nesta altura já Mesaque Dju tinha rendido José Gomes. Aos 104', João Filipe voltou a puxar dos galões e disparou de fora da área para o 2-3.

 

A festa portuguesa foi congelada aos 107': Scamacca, de cabeça, rubricou o 3-3.

 

Portugal acreditou que o sucesso não lhe escaparia e, conduzido por João Filipe, chegou ao 3-4: o benfiquista progrediu pelo corredor central e picou a bola para Pedro Correia, que, na área, recebeu, rodou e chutou para o golo (109'). A vitória já não fugia a esta geração, que junta o troféu ao conquistado há dois anos no Europeu Sub-17.

 

Com cinco golos, João Filipe foi, a par de Trincão, o melhor marcador do Europeu Sub-19.

 

Portugal
João Filipe: "Tive uma equipa muito forte atrás de mim"

 

"Estava nos nossos sonhos, era um objetivo que tínhamos desde o início. Sabemos a qualidade que temos e estamos todos muito felizes. Isto não é fácil, foram mais de 30 dias a trabalhar e conseguimos atingir o topo", reagiu João Filipe, um dos elementos da Formação do Benfica que brilharam intensamente nesta competição.

 

"Os golos foram momentos felizes. Tive uma equipa muito forte atrás de mim a meter-me a bola em condições, e depois também consegui criar os espaços, as oportunidades e felizmente concretizei. Correu tudo da melhor forma. Foi muito saboroso. Este troféu é de todos os portugueses, por todas as dificuldades que passamos, por sermos um povo humilde, trabalhador e ambicioso", comentou o jogador.

 

João Filipe

"Geração de ouro? Já o Professor Marcelo Rebelo de Sousa nos apelidava de geração de ouro e queremos dar resposta. Vale o que vale, porque se não mostrarmos a nossa qualidade, tudo perde valor. O mundo do futebol é assim, temos de estar sempre no topo. Já estamos a pensar no Mundial, é para ganhar, é o nosso próximo objetivo", assumiu o grande nome de Portugal nesta prova.

 

 

Texto: João Sanches e Sónia Antunes