Reparem só nisto: o Benfica paga 100 mil euros em 1989 e recebe 9 milhões no ano seguinte.
O mundo da Walt Disney tem jeito para produzir uma série de bonecada mas nenhum deles joga futebol tão bem como Pluto. Ou Aldair, como queira. Ma che...
Internacional brasileiro de referência indiscutível, o defesa-central representa Flamengo (Brasil), Benfica (Portugal), Roma, Genoa (Itália) e Murata (São Marino). Joga até aos 45 anos de idade. E passa a maior parte do tempo em Roma, onde joga 13 épocas com mais de 400 jogos na Serie A, motivo pelo qual lhe retiram a camisola 6.
A ele, ao Pluto, porque é em Roma que lhe põem essa alcunha pela parecença fisionómica com o cão do Pato Donald. Ma che...
No Benfica o Pluto só está uma época.Assina por quatro épocas no dia 18 de Julho de 1989 e exibe a camisola vermelha devidamente patrocinada pela Fanc com um olhar sonhador.
Na Luz faz dupla com o compatriota Ricardo Gomes e marca cinco golos no campeonato nacional (Nacional, Portimonense, Feirense e União da Madeira-2) mais um na Taça dos Campeões (Derry City), num total de 36 jogos.
Ganha uma Supertaça portuguesa, ao Belenenses. Na Luz, despede-se com o Sp. Braga antes de discutir a final da Taça dos Campeões 90, com o Milan.
A Roma interessa-se por ele. Tanto, tanto, tanto, mas tanto, que dá uma batelada de dinheiro por ele. Ao todo, 9 milhões de euros. O Benfica esfrega as mãos de contente, a Roma também. No Brasil, ainda hoje é considerado um dos maiores negócios de sempre.