A equipa de andebol do Benfica venceu, fora de portas, o Águas Santas, por 28-33, em jogo a contar para a 10.ª jornada do Campeonato Nacional.
Jogo vivo e a um ritmo alto no pavilhão. O Benfica começou forte em termos ofensivos, com a construção de vários lances de ataque que, só não foram todos finalizados, porque António Campos defendeu alguns remates, mantendo o Águas Santas à tona. Ao cabo dos primeiros 10’, o empate a quatro bolas subsistia.
A nota de equilíbrio foi abandonada por volta dos 15’, altura em que as águias se colocaram a vencer, por 5-8, score que obrigou José António Silva a pedir um desconto de tempo. A pausa técnica pouco efeito surtiu, pois, o Benfica, seja em ataque organizado, seja em contra-ataque, continuou a bater António Campos. Aos 20’, o marcador assinalava 7-12 para os encarnados.
Até ao intervalo, o Águas Santas recuperou no marcador, muito por responsabilidade do seu guarda-redes que tapou os caminhos da baliza aos comandados por Carlos Resende. Ao intervalo, 14-14.
No reatamento, António Campos manteve-se intransponível na baliza e só por volta dos 40’ é que o Benfica logrou nova vantagem: 17-20. Esta situação foi sol de pouca dura. Os da casa empataram a 23 golos aos 46’.
À entrada para os derradeiros 5’ de jogo, os comandados por Carlos Resende voltaram para a frente do marcador, e logo por três tentos de diferença: 26-29. Na frente do resultado e mais confortáveis, as águias não só não deixaram fugir a vantagem como ainda a aumentaram, conquistando mais um triunfo.
Formação inicial: Hugo Figueira, Belone Moreira, Pedro Seabra, Carlos Martins, Nuno Grilo, Paulo Moreno e João Pais.
O andebol do Benfica, com 31 pontos na tabela classificativa do Campeonato Nacional, muda agora o chip para a Taça EHF, onde vai enfrentar, sábado, às 18h00, os alemães do TSV Hannover-Burgdorf.
Texto: Marco Rebelo
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/11/14/andebol-aguas-santas-benfica-cronica-10-jornada-campeonato-nacional