Fonte
slbenfica.pt
André Lima é, sem margem para qualquer dúvida, um dos jogadores mais talentosos do futsal português. Com um pé esquerdo fantástico ao que acresce uma postura em campo inteligente e madura, André Lima passeia a sua classe pelos pavilhões. Aos 31 anos de idade, de águia ao peito, com um percurso notável, o jogador encara o futuro com optimismo e muita ambição.
Como é que nasceu esta paixão pela modalidade, isto é, como é que começou a jogar futsal?
- Comecei a jogar com 24 anos, numa altura em que estrava a pensar deixar de jogar futebol. Entretanto, apareceu o convite do Miramar, fiz uns testes, passei por uma fase de aprendizagem e aqui estou eu.
Quais os motivos que o levaram a ingressar no Benfica?
- Qualquer jogador, de qualquer modalidade, gostaria de jogar no Benfica. Apresentaram-me um projecto aliciante e eu nem olhei para trás. É com muito orgulho que hoje visto e defendo esta camisola.
Numa equipa apelidada de «dream team», como tem sido a adaptação, isto no que concerne à própria equipa, às pessoas, a uma nova cidade, novos costumes e a um Clube como o Benfica?
- Tem sido excepcional. Os meus companheiros receberam-me muito bem o que facilitou toda a minha adaptação, isto ainda mais devido ao facto de conhecer já a maioria deles. Relativamente ao facto de estar numa nova cidade, tem sido uma experiência agradável e fácil, isto, pois anteriormente, já vivi em Espanha. As pessoas têm sido simpáticas e acolhedoras, muito em especial os benfiquistas com quem diariamente lido.
«Emoção e competitividade!»
Como é que avalia o percurso do Benfica na presente época?
- Para uma nova equipa, de onde saíram muitos atletas, entraram muitos outros novos, houve uma total reformulação, julgo que o percurso, até ao momento, tem sido muito positivo, mas, como é óbvio, o nosso objectivo é continuar sempre a melhorar.
E a um nível mais individual, qual o balanço pessoal que faz da sua prestação ao longo da temporada?
- Está a ser muito boa! Contudo, como é normal no ser humano, há sempre o desejo de alcançarmos mais e melhor, e eu não escapo a esse mesmo desejo. Pretendo melhorar a todos os níveis e desta forma contribuir para o global da equipa.
É, no momento, o melhor marcador do Nacional. Como explica esta veia goleadora e quais as metas futuras quanto a este tópico?
- Numa equipa com os jogadores que o Benfica tem actualmente acaba por ser mais fácil aparecer na zona de finalização e concretizar. Apesar do Benfica ter vários atletas que são finalizadores por excelência, as oportunidades têm surgido e eu tenho aproveitado! Espero marcar ainda mais golos e ajudar o Benfica a atingir os objectivos a que se propôs no inicio da época: vencer em todas as frentes!
Qual a sua opinião no que respeita ao Campeonato Nacional deste ano? Qual a apreciação e balanço que faz do mesmo?
- Está a ser um Campeonato muito competitivo. Julgo que isso, por si só, revela um índice qualitativo bastante elevado, tanto ao nível das equipas, bem como ao nível dos jogadores novos que têm aparecido. Na minha opinião, julgo que será um dos campeonatos mais emotivos e competitivos dos últimos anos, o que será benéfico para a modalidade.
«Esta Selecção tem um futuro auspicioso!»
Tem sido um dos imprescindíveis de Orlando Duarte e neste momento é o capitão das quinas. Qual o balanço que faz da fase de apuramento para o Europeu de 2003, realizado recentemente em Tavira?
- Penso que foi um apuramento muito importante para a nossa selecção. Somos uma selecção jovem com jogadores novos e que têm ainda muito para oferecer ao futsal português. Penso que a vitória no apuramento foi também muito importante para a definitiva implementação e mediatização do nosso futsal.
Qual a sensação de ostentar a braçadeira de capitão?
- É a primeira vez que sou capitão de uma equipa, e logo da nossa Selecção. É um grande orgulho, mas representa também uma enorme responsabilidade. Espero continuar a dar confiança e a retribuir com profissionalismo a todos aqueles que em mim apostaram, em especial ao seleccionador Orlando Duarte.
Quais as aspirações e objectivos para o Europeu em Itália 2003?
- Com a qualidade e juventude desta equipa, é nosso objectivo, pois temos valor para isso, lutar por um lugar na final. Com vontade, empenho e dedicação tudo é possível, isto apesar de sabermos as dificuldades que vamos encontrar, face ao valor da equipas adversárias.
«Profissionalizar é fulcral!»
Qual a sua opinião relativamente à crescente profissionalização do futsal? Prós e contras?
- Penso que estamos a dar os primeiros passos nesse sentido. Já se nota o profissionalismo de algumas equipas, principalmente nos candidatos ao título, Benfica, Sporting, Freixieiro e Fundação... a qualidade face aos demais é bem visível! Contudo, é preciso que apareçam mais equipas profissionalizadas para que o Campeonato não se torne desequilibrado. Há que criar estruturas e acima de tudo defender o futsal português e quem o pratica!
E quanto à crescente evolução e mediatização da modalidade.... qual a apreciação que faz desta nova realidade?
- A entrada do Benfica foi fundamental, fez mexer todos o alicerces da modalidade. Penso também que a comunicação social tem sido muito importante e espero que continue a cumprir o seu papel na evolução do futsal.
«Quero ganhar tudo!»
Atingiu até agora os objectivos por si traçados?
- Sim. Para já o Benfica está em primeiro lugar, tenho marcado golos e está tudo a correr da melhor forma, dentro do espirito e das metas delineadas no principio da temporada. Mas vamos esperar, não há campeões antecipados!
E quanto ao futuro? Quais as expectativas e projectos?
- Ganhar tudo o que há a ganhar pelo Benfica e ser campeão europeu pela nossa Selecção.
Uma última mensagem aos nossos leitores...
- O vosso apoio tem sido fundamental. Acreditem em nós e continuem a apoiar-nos! Ainda vamos dar-vos muitas alegrias!!! É esse o nosso objectivo!
Bilhete de Identidade
Nome: José André Soares Lima
Data de Nascimento: 10 de Maio de 1971 (31 anos)
Signo: Touro
Naturalidade: Porto
Altura: 1.67 Peso: 65Kg
Estado civil: Solteiro
Percurso profissional: Miramar, Caja Segovia e Benfica
Curiosidades
Como se descreve como pessoa?
- Ambicioso
E como profissional?
- Trabalhador
Um sonho ainda por realizar?
- Ser campeão pelo Benfica e campeão europeu pela selecção
Um sonho já realizado?
- Ingressar no Benfica
O maior defeito?
- Teimoso
A maior virtude?
- Honesto
Como descreve a massa associativa do Clube?
- Apaixonante
Característica que mais detesta?
- Hipocrisia
Característica que mais gosta?
- Honestidade
Como passa o seu tempo livre?
- Ler e ver TV
Qual o seu filme preferido?
- O Gladiador
O grupo musical preferido?
- U2 e UB40
A cor de que mais gosta?
- Verde
O livro preferido?
- Brida, de Paulo Coelho
Um destino de férias?
- Algarve
Outro desporto?
- Hóquei em patins
O carro de sonho?
- Mercedes
A comida favorita?
- Massa Bolonhesa
E a bebida?
- Coca-cola
A marca de roupa preferida?
- Levi's Strauss
E o perfume?
- Hugo Boss
País e cidade de sonho?
- República Checa, Rio de Janeiro
O que mudaria no Mundo?
- A ganância
Qual o momento mais marcante da sua vida?
- O terceiro lugar no Mundial da Guatemala
Alguém que admire?
- A minha mãe
O brinquedo predilecto de infância?
- Um carro de corrida
A maior desilusão?
- Perder o Campeonato Nacional pelo Miramar, no último minuto, em Alvalade
E a maior alegria?
- O nascimento do meu afilhado
Quem convidaria para jantar?
- A minha namorada
Figura histórica que gostaria de conhecer?
- Fidel Castro
O melhor jogador da actualidade?
- Daniel Ibanez
O melhor jogador de todos os tempos?
- Manuel Tobias
A grande paixão?
- O futsal