Fonte
www.lcb.pt
Benfica contrata Tomàs Jofresa
O experiente e consagrado base espanhol é a aposta dos encarnados para suprir a evidente lacuna na posição de organizador de jogo, e já pode jogar este fim-de-semana, frente à Oliveirense.
Tomàs Jofresa é um nome familiar para quem acompanhe o basquetebol europeu dos últimos dez anos. Formado na mítica escola do Joventut Badalona, juntamente com o irmão Rafael, ganhou tudo o que havia a ganhar, com uma Taça dos Campeões Europeus em 1994, uma Taça Korac em 1990 e duas ligas espanholas, em 1991 e 1992, antes de deixar o clube, em 1996, no meio de uma profunda crise económica que o mesmo atravessava.
Desde então, Jofresa, que fará 34 anos a 25 de Janeiro, tornou-se um globetrotter, passando, sucessivamente, pelo Unicaja, Covirán e Menorca (este útltimo da LEB), sem grande sucesso, em parte também devido a uma problemática lesão.
Reencontraria o sucesso em Itália, ao serviço do Benetton Treviso, em 1998/99, conquistando aí a Taça Saporta, antes de regressar, em 2000, à ACB, com o Cabitel de Gijón. Depois disso actuou pelo Girona, e no ano passado representou o Panellinios, da segunda divisão grega. Agora, a caminho do final da sua carreira, chegou a vez de experimentar o basquetebol português, onde entra pela mão do seu clube mais histórico, apanhado numa situação de urgência. O experiente e talentoso Jofresa poderá ser o base certo para agarrar numa equipa que parece só carecer de sentido de orientação.
Obviamente, Jofresa é internacional espanhol, seguindo os passos do pai, Josep Maria, e acompanhado do irmão. Aliás Tomàs representou a Espanha desde a idade de juvenil, e esteve a um passo de ingressar na NBA, quando frequentou o Campo de Treinos dos Atlanta Hawks, em 1993. Portugal terá, assim, uma oportunidade para observar um dos bases europeus mais talentosos da sua geração.