O Benfica falhou, este domingo, a conquista daquela que seria a 23.ª Taça de Portugal de Basquetebol do palmarés, depois de ter perdido com o Illiabum por 91-83, num grande jogo disputado no Minho.
Excelente ambiente nas bancadas do Pavilhão Municipal de Braga, com lotação esgotada, a assistir a uma entrada fortíssima do Illiabum, a impor, desde cedo a sua agressividade – com grande eficácia nos lançamentos triplos e nos roubos de bola – e a fazer um primeiro período quase perfeito (34-18).
Uma vantagem improvável sobre um Benfica – recordista de vitórias na competição, com 22 troféus, e vencedor das últimas quatro edições – que, depois de eliminar FC Porto e Terceira Basket, surgiria neste jogo como favorito.
FILME DO JOGO
No 2.º período, a formação de Ílhavo manteve-se intensa, com uma pressão a campo inteiro, e acabou por colher os frutos, recolhendo aos balneários com uma vantagem de 22 pontos (55-33). Do lado dos encarnados, destaque para Carlos Morais e Miroslav Todic, com 8 pontos cada um.
Na segunda parte, um Benfica mais intenso, mais agressivo no ataque, a subir na defesa. Uma recuperação espetacular que permitiu à formação de José Ricardo terminar o 3.º período a perder por 8 pontos (depois de ter estado com uma diferença de apenas 5). Aqui, destaque para João Soares, com 13 pontos, 1 ressalto e 3 assistências.
Os encarnados iam tentando o tudo por tudo para somarem a 22.ª Taça de Portugal do palmarés, a 5.ª consecutiva… mas a formação de Ílhavo não desarmou! A vantagem conquistada logo no início do encontro fez diferença e os encarnados – num jogo marcado pela pouca eficácia nos triplos – não conseguiram recuperar, acabando por perder por 8 pontos (91-83).
Recorde-se que esta foi uma reedição da final de 1991/92, que, então, terminou com a vitória do Benfica por 84-76.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/03/18/cronica-basquetebol-illiabum-benfica-final-taca-portugal