A equipa do Benfica defrontou fora de portas o Vitória de Guimarães na 12.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Derrota para os encarnados, por 100-98, no segundo prolongamento da partida.
Partida emocionante, com as águias a entrarem bem e a chegarem ao final do 1.º período a vencer por 15-19. Os anfitriões responderam e olharam nos olhos o Campeão Nacional. Ao intervalo já tinham dado a volta ao marcador (41-37), com o 3.º período a trazer uma vantagem surpreendente – 70-52 – para os locais. Nos derradeiros dez minutos, as águias puxaram dos galões e empataram a partida num 84-84.
Foi necessário realizar dois prolongamentos para encontrar o vencedor. No primeiro, novo empate, desta feita a 89 pontos, com o Vitória a ser mais eficaz e a fechar o jogo num 100-98, impondo a primeira derrota ao Benfica na LPB na presente temporada no 2.º prolongamento.
José Ricardo fez alinhar de início: José Silva, Nuno Oliveira, Carlos Andrade, Antywane Robinson e Raven Barber.
Nuno Oliveira, com 25 pontos, foi o melhor marcador das águias.
Com este resultado, o Benfica perde a invencibilidade na prova, contudo, mantém a liderança da mesma com 23 pontos somados. Segue-se a receção à UD Oliveirense – 2.ª classificada – numa partida agendada para dia 29 de dezembro, sexta-feira, às 19h00, no Pavilhão Fidelidade.
Texto: Sónia Antunes
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/12/16/basquetebol-benfica-v-guimaraes-12-jornada-lpb-cronica