O Benfica venceu, este domingo, o FC Porto, por 86-68, em jogo da 2.ª jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol.
No Pavilhão Fidelidade começaram melhor os azuis-e-brancos, com o parcial de 0-7 nos primeiros 2’. Respondeu o Benfica, que passou para a frente do marcador aos 4’ (12-10). O equilíbrio manteve-se até ao fim do 1.º período, com o resultado a assinalar 23-24 para o FC Porto.
FILME DO JOGO
No 2.º período, o adversário esteve mais tempo por cima do marcador, vantagem que soube manter até ao intervalo (36-38).
Durante o tempo de descanso, registo para uma justa homenagem do Benfica aos antigos basquetebolistas, Henrique Vieira e José Carlos Guimarães, que foram à quadra para serem saudados pelos adeptos.
No reatamento, o Benfica veio transfigurado para melhor, personificando em Pitts e em José Silva a força do seu tiro exterior. O parcial do 3.º período foi de 21-8 para as águias, muito por força dos triplos alcançados por estes dois basquetebolistas. À entrada para os últimos 10’ regulamentares, o resultado era de 57-46 para os da casa.
Aí, sem Pitts e João Silva, a descansarem, apareceu João Soares com vários afundanços que levaram à loucura as bancadas do Pavilhão Fidelidade e permitiram cimentar ainda mais um triunfo que era cada vez mais certo.
Recordar que as águias não puderam contar com o capitão Tomás Barroso e Miroslav Todic por motivos clínicos. O Benfica soma 21 vitórias no Campeonato Nacional e apenas três desaires; já conquistou dois troféus nesta época (Supertaça e Taça Hugo dos Santos) e aponta tudo à revalidação do título.
Os marcadores do Benfica foram Damier Pitts (21), João Soares (17), Nuno Oliveira (11), Carlos Morais (12), José Silva (10), Nicolas dos Santos (8), Raven Barber (5) e Carlos Andrade (2).
No dia 30 de março, as águias deslocam-se ao reduto do V. Guimarães.
Texto: Marco Rebelo
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/03/25/cronica-basquetebol-benfica-fc-porto-2-jornada-2-fase-lpb