Benfica ataca passagem à final four da UEFA Champions League

Fonte
slbenfica.pt

Ultrapassada a Ronda de Qualificação, o Benfica começa, na quinta-feira, os jogos do Grupo C da Ronda de Elite da agora denominada UEFA Futsal Champions League. Um agrupamento “muito difícil”, mas que os encarnados vão enfrentar “crentes e convictos” no trabalho que tem vindo a ser feito.

 

“É o grupo que temos, ninguém pode mudar isso. Podem dizer que o Benfica e o Sporting são os mais fortes, mas se os russos e os croatas estão aqui é porque têm mérito. Temos de ir passo a passo, jogo a jogo e ganhar o primeiro para depois podermos pensar no segundo”, afirmou Marc Tolrà antes do treino desta terça-feira, aberto durante os primeiros 15 minutos à Comunicação Social.

 

Apesar de ser o primeiro confronto europeu entre os rivais de Lisboa, este é um frente a frente com história no âmbito do futsal nacional. Benfica e Sporting já se encontraram em 98 duelos internos.

 

“É um jogo muito grande, é como se fosse uma final. Vai ser o último jogo do grupo, esperemos que decida quem passa. Para todos nós, os jogadores que vão fazer parte disso, tem de ser também algo que nos orgulhe: estar aqui e poder marcar a história do Benfica e, com sorte e com muito trabalho, chegar à final four”, desejou o fixo espanhol de 27 anos.

 

“Acho que não temos de mudar nem inventar nada porque, afinal, as equipas são as mesmas. A única mudança é que já não somos apenas cinco estrangeiros que podemos jogar um jogo e isso permite uma maior rotação e mais intensidade. Mas o mais importante para nós é o jogo com os croatas, é esse o pensamento da equipa. Se estivermos a pensar o que podemos fazer para ganhar ao Sporting, estamos errados”, analisou o jogador.

 

O Grupo C da Ronda de Elite – onde também entram os croatas do Novo Vrijeme e os russos do Sibiryak – tem como palco o Pavilhão João Rocha, casa da formação leonina.

 

“Para nós é também uma motivação extra poder chegar à final four em casa de um adversário direto. É mais uma motivação do que uma pressão”, esclareceu Marc Tolrà.

 

 

“Primeiro objetivo é passar à final four”

 

Tiago Brito assegura que o conjunto liderado por Joel Rocha está “muito confiante” e “com o trabalho de casa feito para os três jogos” que se avizinham.

 

“Vai ser um grupo muito difícil. São equipas que nos seus campeonatos estão habituadas a ganhar e que vão demonstrar uma enorme competência ao longo dos 40 minutos. Sabemos que o mínimo deslize ou falha de concentração nestes jogos podem custar caro. Mais do que capacidade física, vamos ter de estar muito concentrados, porque dessa forma acredito que possamos atingir o nosso objetivo”, alertou o ala português de 27 anos, que considera ainda que jogar no Pavilhão João Rocha não é uma desvantagem para o Benfica.

 

“Já conseguimos ganhar lá há menos de um ano e eles também já nos ganharam a nós. São duas equipas fortes, equilibradas, mas, neste momento, estamos plenamente convictos e crentes do nosso trabalho diário e do que temos vindo a desenvolver desde o início da época. Estamos no caminho certo para atingirmos o nosso objetivo, que é passar à final four”, vincou Tiago Brito.

 

 

“Nesta casa, todas as competições onde o Benfica está inserido são jogadas para ganhar, por isso, no ano passado, há 10 ou há 20 anos, o objetivo é sempre o mesmo: jogar para ganhar. Neste momento o nosso primeiro objetivo é passar à final four e depois logo se verá. Temos de ter sempre os níveis de confiança elevados porque jogamos sempre para ganhar. Não existe outra forma de pensar. Se queremos estar no alto rendimento e numa equipa de eleição, temos de pensar desta forma”, finalizou.

 

A equipa encarnada inicia a Ronda de Elite frente ao Novo Vrijeme às 14h00 de 15 de novembro (quinta-feira). No dia seguinte (sexta-feira), à mesma hora, o Benfica defronta o Sibiryak. O apuramento para a final four termina às 19h00 de 18 de novembro (domingo), com as águias a enfrentarem o Sporting.

 

 

Texto: Filipa Fernandes Garcia

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/11/13/futsal-uefa-champions-league-antevisao-tolra-tiago-brito-benfica