O Benfica conquistou esta, este sábado, a sua quarta Supertaça de futsal feminino –e terceira consecutiva – ao vencer a equipa da Novasemente por 4-3, numa final disputada no Pavilhão Jorge Anjinho, em Coimbra.
Depois de três boas oportunidades para as encarnadas logo no início do encontro, Janice Silva abriu o marcador (12’). Num remate cruzado de meia distância, a ala de 21 anos colocou o Benfica a vencer. Mas a vantagem não duraria muito. O Novasemente empatou logo no minuto seguinte, por Angélica (1-1).
Numa primeira parte equilibrada e com muitas oportunidades de golo, sinal mais para as bicampeãs nacionais a justificarem a superioridade no marcador no final do primeiro tempo (2-1), após um golo de Beatriz Sanheiro. Raquel Santos bateu o canto e a ainda júnior rematou, de pé esquerdo, para o fundo das redes da baliza adversária.
A abrir o segundo tempo, a Novasemente entrou com a lição bem estudada e chegou – mais uma vez – ao empate (23’). Depois de uma investida de Angélia, foi Lídia Moreira que rematou para o 2-2.
Debaixo de cânticos Benfiquistas, Inês Fernandes voltou a colocar o Benfica na frente do marcador. Aos 34’, a capitã, num remate de fora da área, não deu hipótese à guarda-redes Sara Wallace.
O 4-2 surgiu aos 38 minutos, num bis de Inês Fernandes, que concretizou com êxito um livre de 10 metros. A bola ainda tocou o poste, mas acabou por entrar. A história repetiu-se no minuto seguinte, mas desta vez para a formação do Novasemente. Foi Pisko a marcar o 4-3.
Nervos até ao último instante. A apenas quatro segundos do final do encontro, Júnior atirou à trave e esteve bem perto o empate.
Mérito para o Benfica que conquista, assim, a quarta Supertaça do palmarés, a terceira consecutiva, uma semana antes do arranque do Campeonato Nacional.
As primeiras reações
Bruno Fernandes: "É justo quem marca mais golos ganhar o jogo. Tivemos sempre mais oportunidades, é justo até pela quantidade de jogadoras que tivemos disponíveis para preparar este jogo. Tivemos uma semana com a equipa toda para preparar esta competição, portanto acho que mais do que justo."
Inês Fernandes: "Só tivemos três treinos com todas as jogadoras. Fomos a equipa que teve mais superioridade ao longo de mais tempo durante o jogo, portanto acho que é uma vitória justa, mas suada como sempre porque o Novasemente é uma boa equipa. Estou muito feliz."
Janice Silva: "É um enorme orgulho fazer parte desta equipa, estou muito feliz. Isto é que é o Benfica."
Texto: Filipa Fernandes Garcia
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/09/22/cronica-futsal-feminino-supertaca-benfica-novasemente