Benfica com a melhor defesa dos últimos 25 anos

Fonte
dn

Há 25 anos que o Benfica não tinha tão poucos golos sofridos à 21.ª jornada. Jardel e Lima (2) fizeram os golos do tranquilo triunfo frente ao Vit. Setúbal, que mantém o FC Porto a quatro pontos de distância.


O Benfica somou neste domingo a oitava vitória consecutiva no Estádio da Luz, em jogos da I Liga, a sétima sem sofrer golos, ao bater o Vitória de Setúbal, por 3-0, repondo assim a vantagem de quatro pontos sobre o FC Porto e aumentando para nove a distância em relação ao Sporting. Quatro dias após ter batido os sadinos na Luz, na Taça da Liga, a equipa de Jorge Jesus repetiu a "dose" e destacou-se defensivamente.

A equipa da Luz sofreu apenas nove golos em 21 jornadas, o melhor registo do Benfica desde 1990 e que, nas principais Ligas europeias, só encontra no Bayern Munique (também com nove golos sofridos) concorrência. Mas o quarteto defensivo preferido de Jorge Jesus não se limita a defender e já contribuiu com nove golos no ataque. O último saiu da cabeça de Jardel, que pela segunda jornada consecutiva faturou.

Depois de ter ditado o empate em Alvalade (1-1), o central abriu o marcador aos nove minutos, após canto de Pizzi, pouco depois de estar escapado a um lance passível de penálti a favor do Vit. Setúbal. No dia em que Maxi Pereira se tornou no segundo estrangeiro a fazer 200 jogos pelo Benfica na I Liga (só atrás de Luisão), Pizzi e Samaris destacaram-se enquanto dupla de meio-campo, onde não houve espaço para Talisca.

Sem Gaitán, Ola John e Salvio deixaram a sua marca nas alas benfiquistas. Aos 40', o extremo holandês, num lance precedido de falta não assinalada, serviu Lima e o avançado brasileiro disparou para o 2-0. O avançado de 31 anos, que a partir do verão estará elegível para a seleção nacional, bisou aos 70 minutos, desta vez após um cruzamento de Salvio. Lima superou Reinaldo, goleador do Benfica entre 1978 e 1982, e tornou-se no 31.º jogador a fazer 60 golos pelos encarnados, sendo já o quinto maior marcador estrangeiro da história das águias.

Mas nem tudo foi positivo para Jorge Jesus, pois Samaris completou uma série de cartões e vai falhar a visita a Moreira de Cónegos, na próxima jornada, embora Rúben Amorim tenha somado mais 15 minutos rumo ao regresso à titularidade. Enquanto Sporting e FC Porto terão pela frente uma semana com competições europeias, o Benfica centra atenções na I Liga e mantém o estatuto de favorito rumo ao primeiro bicampeonato dos últimos 31 anos.