Benfica defronta PAOK, de Abel Ferreira, na Champions

Fonte
sapo.pt

O PAOK de Salónica é o adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ditou hoje o sorteio realizado em Nyon, na Suíça. A eliminatória será decidida em jogo único, em Salónica, Grécia, devido a pandemia de COVID-19.

 

O Benfica procura a 11.ª presença consecutiva na fase de grupos da ‘Champions’, na qual já tem lugar assegurado o FC Porto, na qualidade de campeão português em título.

 

Os ‘encarnados’ bateram o PAOK nos três anteriores confrontos, na segunda ronda da Taça UEFA de 1999/2000 (2-1 fora e 1-2 após prolongamento e 4-1 nos penáltis em casa), nos 16 avos de final da Liga Europa de 2013/14 (1-0 na Grécia e 3-0 na Luz) e no ‘play-off’ da ‘Champions’ de 2018/19 (1-1 em casa e 4-1 fora).

 

De recordar que o PAOK é treinado pelo português Abel Ferreira, antigo treinador do SC Braga. A equipa grega tem como capitão Vieirinha, internacional português.

 

O PAOK, segundo colocado do último campeonato grego atrás do Olympiacos de Pedro Martins, venceu os turcos do Besiktas por 3-1 na segunda ronda de qualificação.
 

Os jogos da terceira pré-eliminatória estão agendados para 15 e 16 de setembro, à porta fechada.

 

Depois do PAOK, Krasnodar

 

Caso ultrapasse a terceira pré-eliminatória, o Benfica já sabe de antemão que no ‘play-off' do ‘Caminho das Ligas' vai beneficiar novamente do estatuto de cabeça de série e irá defrontar os russos do Krasnodar, carrascos' do FC Porto nas rondas preliminares da temporada passada.

 

Inicialmente, o terceiro classificado da Liga russa até estava integrado na terceira pré-eliminatória, mas acabou por transitar para o ‘play-off' e ocupar a vaga dos franceses do Rennes, que foram ‘promovidos' à fase de grupos da prova ‘milionária'.

 

Este reordenamento aconteceu em virtude do desfecho da Liga Europa 2019/20, cujos finalistas (Sevilha e Inter de Milão) já tinham assegurado entrada direta na ‘Champions' através da classificação nos respetivos campeonatos, pelo que abriram uma vaga na fase de grupos para o terceiro classificado (Rennes) do quinto país do ‘ranking' da UEFA (França).

 

Uma vez que o sorteio do ‘play-off' se realizará na terça-feira, ou seja, ainda antes de se realizarem os encontros da terceira pré-eliminatória, e como a UEFA não permite jogos entre equipas russas e ucranianas, o Krasnodar não poderia defrontar o Dínamo de Kiev, restando apenas o Benfica (caso passe a terceira pré-eliminatória) como adversário dos russos no ‘play-off'.

 

Os jogos realizam-se a 15 ou 16 de Setembro, a uma só mão. Se terminarem empatados nos 90 minutos regulamentares, haverá prolongamento e ainda desempate por grandes penalidades se necessário. Os vencedores apuram-se para o 'play-off' da Liga dos Campeões, enquanto os derrotados seguem para o 'play-off' da Liga Europa.

 

https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/benfica-defronta-paok-de-abel-ferreira-na-champions