Os Sub-23 do Benfica visitaram o Marítimo na 12.ª jornada da Liga Revelação. Um golo de Guga, ainda no primeiro tempo, entregou o triunfo às águias, que lideram a competição com 25 pontos (e menos um jogo).
O primeiro quarto de hora do desafio no Estádio do Marítimo foi sobretudo físico, com muitos despiques e luta pela posse da bola na zona intermediária do terreno de jogo. Aos 16', um momento de agitação: Úmaro Embaló, depois de uma excelente receção de bola, entrou pela direita, desembaraçou-se de um contrário, mas não conseguiu concluir o passe para o coração da área.
No minuto seguinte, a equipa benfiquista adiantou-se no marcador: outra vez no centro da ação, Úmaro Embaló fez um passe a rasgar para a entrada de Guga, que, na cara do guarda-rede insular, atirou para as malhas (0-1 aos 17').
Os insulares procuraram responder ao golo do Benfica, rondaram a área de Fábio Duarte, mas o guardião e a defensiva encarnada, bem organizada taticamente, foram resolvendo as dificuldades.
Aos 43', num canto direto batido à esquerda do ataque, Guga acertou na trave da baliza madeirense. O intervalo chegou sem mais novidades: 0-1.
Ritmo vivo depois da pausa, com as águias a tentarem ser mais agressivas nos momentos de pressão. Ainda assim, o Marítimo foi rebatendo e aproximando-se com frequência da baliza benfiquista, onde Fábio Duarte mostrou capacidade entre os postes e fora deles. O Benfica ripostou aos 57' num remate de Úmaro Embaló para defesa fácil de Matthew.
Aos 58', as primeiras alterações nos encarnados: saíram Guga e Mesaque Dju, entraram Henrique Jocu e Rodrigo Conceição.
Cinco minutos depois de pisar o retângulo de jogo, Rodrigo Conceição, solicitado num passe longo de Embaló, esgueirou-se em velocidade pela esquerda, puxou a bola para dentro e disparou rasteiro para estirada de Matthew, que cedeu canto (63').
Luís Tralhão mexeu novamente na equipa benfiquista aos 71': saiu Embaló, entrou Tiago Gouveia. Uma vistosa e rápida combinação na direita do ataque das águias, aos 73', criou uma boa possibilidade, mas o passe final de Jocu não chegou aos pés de Pedro Soares.
No ataque seguinte, o mesmo Pedro Soares caiu na área em duelo com um adversário. O árbitro deu ordem para que o jogo prosseguisse (75'). À entrada para os derradeiros dez minutos, Pedro Soares foi substituído por Gonçalo Loureiro.
Perto do fim, na sequência de um cruzamento à direita, o Marítimo provocou um aperto à defensiva das águias, mas a ameaça foi neutralizada pela entrega dos jogadores do Benfica.
Já em tempo de compensação, o árbitro mostrou cartão vermelho direto a Tiago Gouveia (90'+2') e também expulsou Frimpong (90'+4') por acumulação de amarelos. O resultado estava feito: triunfo dos encarnados por 0-1.
Onze do Benfica: Fábio Duarte; Tomás Domingos, Miguel Nóbrega, Pedro Álvaro e Frimpong; Vukotic, Gonçalo Rodrigues "Guga" e Diogo Pinto; Pedro Soares, Mesaque Dju e Úmaro Embaló.
"São estes jogos que nos dão andamento"
Luís Tralhão (treinador do Benfica): "Estávamos à espera, sabíamos que ia ser um jogo muito difícil. O Marítimo tem jogado muito bem, não foi surpresa nenhuma. Enquanto tivemos força aguentámos, na parte final foi mais difícil. Se o empate acontecesse não seria injusto, mas tivemos ocasiões para o 0-2 e o rumo do jogo poderia ser outro. Este contexto é importante os jogadores evoluírem. Duas expulsões? Decorreram das circunstâncias do jogo, de alguma imaturidade dos nossos jogadores e também do facto de o relvado estar um pouco escorregadio. São estes jogos que nos dão andamento para patamares superiores."
Miguel Nóbrega (central do Benfica): "Estávamos preparados para isto, sabíamos que o Marítimo é forte em casa. Estivemos muito bem, foi um jogo muito difícil."
Texto: João Sanches
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/10/30/futebol-sub-23-cronica-maritimo-benfica-12-jornada-liga-revelacao