Benfica sub-23: empate com sabor a liderança

Fonte
slbenfica.pt

Um empate sem golos em Vila do Conde, na visita ao Rio Ave, permitiu à equipa Sub-23 do Benfica manter-se no comando da Liga Revelação, quando estão disputadas 22 jornadas.


Com a bola a viajar entre uma área e a outra, a primeira oportunidade de golo da partida caiu nos pés dos jogadores vila-condenses, com Rafa a captar uma bola longa (batida pelo guarda-redes Carlos Alves) e a entregar curto, de calcanhar, na direção de Ronan, que, perante a mancha de Celton Biai, chutou para fora (6'). O mesmo Ronan, no seguimento de um canto cobrado à direita, cabecearia com perigo aos 16'.

 

O Benfica construiu uma boa ocasião para se adiantar no marcador aos 22', pelo corredor central, com Pedro Soares, em posição legal, a ver Embaló (fora de jogo) a  acorrer primeiro à bola, que ainda beijou as malhas das redes do Rio Ave, sendo o lance, todavia, prontamente invalidado pela equipa de arbitragem.

 

Gizando nova ofensiva no retângulo de jogo, a equipa benfiquista viu o golo inaugural escapar por milímetros, numa conclusão de Pedro Soares ao primeiro poste (por cima da trave), depois do cruzamento de Frimpong na asa esquerda (24'). Diogo Pinto, ao minuto 30, descaído para o lado esquerdo, fez uma variação de corredor, colocando Embaló e Vukotic na jogada, mas a defensiva do Rio Ave haveria de bloquear a tentativa das águias.

 

Os vila-condenses voltaram a mostrar-se na frente aos 35', com um passe de Furtado para Ronan, que, na área, fez um chapéu a Celton Biai (ainda tocou no esférico), mas Frimpong, numa leitura de jogo perfeita, posicionou-se no sítio exato para neutralizar a bola e despachá-la daquela zona.

 

Os encarnados, aos 38', aproximaram-se da área contrária numa ação de Embaló pela ala direita, de onde o camisola sete cruzou para o cabeceamento de Pedro Soares, ameaçando as redes de Carlos Alves. O 0-0, porém, persistiu até ao intervalo.

 

Um ataque rápido aos 48' levou o Benfica até à área adversária, onde Pedro Soares, depois de um passe do transportador Embaló, conseguiu ganhar um metro aos centrais e chutar para defesa de Carlos Alves, que saira da baliza.

 

O guardião vila-condense seria protagonista aos 55': com um golpe de rins, Carlos Alves evitou o golo de Gonçalo Loureiro num cabeceamento após livre executado por Embaló no corredor direito do ataque do Benfica.

 

Luís Tralhão fez uma troca no meio-campo aos 63': Henrique Jocu foi substituído por Diogo Capitão.

 

Uma abertura de Diogo Pinto proporcionou a Embaló a entrada pelo corredor direito e consequente invasão da área do Rio Ave, onde o esquerdino do Benfica encarou e atirou para defesa de Carlos Alves (66').

 

Tiago Araújo foi a segunda cartada de Luís Tralhão, esta para refrescar o ataque (saiu Tiago Gouveia aos 71').

 

O jogo estava vivo e, do lado do Rio Ave, Diogo Teixeira armou um tirou de meia distância aos 74', levando o esférico a embater no poste direito da baliza benfiquista. Tiago André, aos 82', beneficiou de espaço da área encarnada, descaído para a esquerda, e chutou sobre a trave.

 

Depois de um par de insistências do Benfica (já com Carter e Diogo Capitão), o Rio Ave, num pontapé de Vitó, fez Celton Biai brilhar aos 90'+2'. Num encontro onde as defensivas e os guarda-redes foram superiores, o 0-0 foi o resultado final. Os encarnados conservam-se assim na liderança da Liga Revelação.

 

Onze do Benfica: Celton Biai; Tomás Domingos, Miguel Nóbrega, Gonçalo Loureiro e Frimpong; Henrique Jocu, Vukotic e Diogo Pinto; Embaló, Tiago Gouveia e Pedro Soares.

 

Texto: João Sanches

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/01/15/cronica-futebol-sub-23-jogo-rio-ave-benfica-liga-revelacao-jornada-22