Em actualização constante.
[link] Relatos dos golos
[link] Fotos do jogo
[link] Outro tipo de vídeos ;)
Resumo:
O Benfica recebeu e venceu esta noite o Gil Vicente por 5-0 e carimbou o seu passaporte para os quartos de final da Taça de Portugal. Num Estádio da Luz praticamente despido de público, a equipa de Jorge Jesus acabou por fazer uma das melhores exibições da temporada.
Foram quatro golos, mas na verdade poderiam ter sido mais. A supremacia da equipa encarnada sobre a formação de João de Deus foi de tal forma evidente que hoje nunca se vislumbrou um possível 'milagre' gilista.
Com Oblak novamente na baliza do Benfica, foi na baliza de Caleb que decorreu toda a ação. E esta até começou bem cedo, com o primeiro golo encarnado logo aos três minutos. Gaitán fugiu pelo flanco esquerdo e cruzou para a cabeça de Rodrigo, que assinou assim o 1-0. Simples e fácil, como se quer o futebol.
O Gil Vicente teria como estratégia adiar o golo e procurar uma surpresa no contra-ataque, mas ambos os planos saíram 'furados' demasiado cedo. O anfitrião rapidamente impôs um domínio inequívoco, trocando bem a bola e baralhando com sucesso as marcações dos 'galos'.
Desta forma, o segundo golo parecia uma questão de tempo. Ato contínuo, Markovic expressou novamente aos 15' a hegemonia caseira, finalizando uma boa jogada coletiva.
O Gil Vicente resignava-se à condição de espectador e via o Benfica desperdiçar ocasiões de golo.
Porém, sempre com o pé no acelerador, a equipa da Luz acabaria por elevar para 3-0 ainda antes do intervalo, novamente por Rodrigo e novamente após assistência de Gaitán.
Ao intervalo, o Benfica tinha já o jogo resolvido perante uma das sensações da época, sem nunca ter permitido a discussão do resultado.
No segundo tempo, os encarnados abrandaram um pouco o ritmo, mas nunca abdicaram da solidez e concentração com que pautaram esta noite a sua atuação. Aos 58' foi a vez de Lima inscrever o seu nome nos marcadores, ao converter com sucesso uma grande penalidade cometida sobre Maxi Pereira.
O Gil Vicente bem tentava esticar o seu jogo, mas praticamente não obrigou Oblak a aplicar-se. O esforço gilista tinha pouca tradução prática e os encarnados estavam sedentos por mais golos.
Foi assim em cima do apito final que Lima voltaria a marcar, assinando o 5-0 num desvio junto da baliza de Caleb.
O Benfica continua assim na luta pela Taça de Portugal, onde será um dos oito clubes presentes nos quartos de final.
texto sapo.pt