Fonte
www.slbenfica.pt
26/11/2003 10:30 Taça UEFA – Benfica na Noruega
Boas notícias na chegada a Molde
Se à partida para a Noruega, um dos maiores receios da equipa do Benfica era encontrar um clima adverso, o cenário encontrado na chegada surpreendeu. Ainda que os termómetros assinalem temperaturas inferiores às registadas em Lisboa, não existem razões para pensar que o tempo possa influenciar o rendimento dos jogadores.
Os 6 graus centígrados que se registavam à chegada a Molde foram, por isso, a primeira boa notícia para o Benfica. De resto, a pacatez com que a cidade norueguesa recebeu o Benfica deixa antever uma estadia bem agradável, quer para os jogadores e equipa técnica, quer para algumas dezenas de adeptos que acompanham o Benfica.
À parte do tempo existe outra questão com a qual o Benfica não precisa de se preocupar: a deslocação para o estádio do Molde. O hotel em que a comitiva ficou instalada fica a escassos metros do recinto, sendo apenas necessário atravessar um pequeno parque de estacionamento para lá chegar. Desta forma, toda a concentração está dirigida para a partida de quinta-feira, na qual o Benfica procura confirmar a vantagem alcançada em Lisboa.
Estádio com vista para o Mar
Sendo uma cidade que se localiza na costa oeste da Noruega, Molde está muito ligada ao Mar. A sua situação geográfica como que a isola do resto do país, uma vez que de um lado tem água e do outro tem montanhas. Como grande parte da cidade é banhada por água, não é de estranhar que o estádio onde o Benfica jogará tenha vista para o Mar. Construído em 1998, o Molde Stadion é, actualmente, o mais moderno da Noruega e tem capacidade para 11 200 espectadores.
Oferece excelentes condições para a prática do futebol, mas também para as empresas, que dispõem de um centro de negócios. O relvado é aquecido para evitar a acumulação de neve e dispõe de um moderno centro de Imprensa. O recinto que é revestido com granito e vidro, foi desenhado por um arquitecto local, Kjell Kosberg, e teve um custo de 212 milhões de coroas norueguesas (cerca de 26.5 milhões de euros).
Será aqui que o Benfica irá realizar o único treino em solo norueguês (hoje, pelas 18.30), e onde irá tentar garantir a passagem para a 3.ª eliminatória da Taça UEFA, num jogo arbitrado pelo inglês Andy D’Urso, e que tem o início marcado para as 19.00 horas portuguesas.
Texto: Marta David