Canoagem: João Ribeiro e Messias Baptista campeões do mundo de K2 500 metros

Fonte
slbenfica.pt


DECLARAÇÕES À BTV

Mais uma medalha de ouro para canoístas do Benfica no Campeonato do Mundo de velocidade 2023, que decorre em Duisburgo. No dia seguinte à vitória de Fernando Pimenta, João Ribeiro e Messias Baptista fizeram uma prova irrepreensível e ficaram em 1.º lugar na final de K2 500 metros.

 

Na pista 6, os canoístas do Benfica completaram a distância em 1:29.037 minutos, à frente dos húngaros Bence Nadas e Balint Kopasz (1:29,184 minutos) e dos espanhóis Adrian Del Rio e Rodrigo Germade (1:29,389 minutos). Com este resultado, João Ribeiro e Messias Baptista também garantiram o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta classe.

 

No rescaldo do feito, devidamente assinalado pelo Presidente Rui Costa (leia aqui a mensagem de parabéns), os canoístas não esconderam a emoção pela vitória, em declarações à RTP.

 

Messias Baptista e João Ribeiro competem no K2 500 metros

"Éramos candidatos, mas o nível era muito elevado e tanto podíamos ganhar como ficar em nono. No último Mundial tínhamos ficado em 5.º, nos Jogos Europeus ficámos em 4.º após um erro meu. Sempre à porta, mas hoje [domingo] foi o momento. Tenho um dos melhores atrás de mim e foi fácil fazer esta prova. O Messias [Baptista] tem uma autoestima fantástica e dá-me muita confiança", referiu João Ribeiro, que dedicou a vitória à filha, que está hospitalizada: "Estes dias têm sido muito difíceis. A vitória é para ela."

 

Por seu lado, Messias Baptista realçou a crença da dupla: "Ainda não sei bem o que sentir. Sabíamos que era possível o primeiro ou o nono, como disse o João [Ribeiro]. Hoje [domingo], deu para sair bem, no fim da prova houve um acreditar diferente."

 

Mais tarde, já à BTV, João Ribeiro falou de uma "prova perfeita": "Soubemos gerir melhor a prova do que todos os outros", disse. Por seu lado, Messias Baptista destacou a química com o colega. "Em primeiro lugar, queríamos a vaga para os Jogos Olímpicos, e esta vitória acaba por ser a cereja no topo do bolo. Eu cresci a ver o João a remar. Confio nele a marcar o ritmo e ele confia em mim a dar força atrás. Essa é a base do sucesso desta embarcação."
 

 

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/08/27/canoagem-benfica-joao-ribeiro-messias-baptista-k2-500-mundial-campeoes-medalha-de-ouro