Fonte
O Jogo
O caso deverá ser julgado hoje pela Comissão Disciplinar da Liga, quase quatro meses depois da denúncia do Benfica. As dúvidas quanto à aplicação de castigos ou arquivamento dos autos dividem os juízes. Se hoje não houver acórdão, o jogo com o Benfica passa a estar em risco para Jorge Costa, Costinha e Maniche.
Os processos disciplinares instaurados pela Comissão Disciplinar da Liga a Jorge Costa, Costinha e Maniche podem finalmente ficar resolvidos. O caso remonta a 20 de Outubro e foi originado por uma queixa do Benfica, que acusa os três jogadores do FC Porto de terem agredido Simão Sabrosa. Ontem, ao final da tarde, havia a garantia de que a reunião de hoje da Comissão Disciplinar teria colectivo - maioria dos juízes -, e por isso o assunto seria colocado em cima na mesa, fazendo parte da ordem de trabalhos. E, se há colectivo, é quase certo que o assunto merecerá apreciação da Comissão Disciplinar.
Apesar da garantia de apreciação, é sempre melhor colocar algumas reticências, uma vez que o assunto já esteve para ser julgado várias vezes. O instrutor do processo (o advogado Carlos Rego) entregou o relatório à Comissão há quase um mês, mas até agora sem resultados práticos, já que o acórdão acabou sempre por não ver a luz do dia. De qualquer forma, os processos disciplinares aos três portistas já mereceram a atenção dos juízes nalgumas reuniões, apesar de a divergência em torno da opinião final ter sempre adiado a resolução do caso. Com essas apreciações anteriores, resta apenas encontrar o veredicto final, que pode acontecer hoje. Não sendo certo, existe uma grande possibilidade de que isso aconteça.
Vem aí o Benfica
Se o caso for apreciado e se os processos disciplinares resultarem em castigos, o FC Porto jogará desfalcado na Madeira, contra o Marítimo, no próximo sábado. Isto porque os castigos passam a ter efeito imediato após a notificação. Mas, sabendo-se que a moldura penal para estes casos é de um a cinco jogos, e tendo sempre presente a eventualidade de haver suspensões, se o caso não for apreciado hoje começa a estar em risco a participação de algum dos três portistas no jogo com o Benfica, bastando para tal que algum deles seja punido com mais de um jogo de suspensão.
Depois do encontro com o Marítimo, o FC Porto recebe o Beira-Mar (23 de Fevereiro) e desloca-se à Luz na jornada seguinte. Recorde-se que, se o caso for apreciado apenas na próxima sexta-feira, a eventual notificação a Jorge Costa, Costinha e Maniche só chegaria às Antas na segunda-feira, passando os castigos a ter consequências no embate com os aveirenses e o jogo com os encarnados a estar em risco. O que seria caricato verificar, pois a denúncia do Benfica resulta do jogo com o FC Porto da primeira volta da SuperLiga.