Fonte
www.record.pt
O agente de Ivan de la Peña, Manuel Ferrer, alega que o jogador não é convocado por Alberto Zaccheroni por recusar a renovação do contrato com a Lazio, que expira no final da temporada. “O treinador tem ordens do presidente Cragnotti para não o colocar em campo. Participa nos estágios mas vai sempre ver os jogos na bancada”, refere.
Três títulos importantes conquistados em 96/97
Em 96/97, que, na opinião de José Mourinho, foi a época de ouro de Ivan de la Peña, o Barcelona conquistou três títulos importantes. Os catalães venceram a Taça das Taças, a Taça do Rei e a Supertaça espanhola. A equipa, onde também militava Vítor Baía, Fernando Couto e Luís Figo, não conseguiu, contudo, o título espanhol.
Valdano afirma que De la Peña é útil perto da baliza adversária...
Tal como Mourinho, Jorge Valdano considera que Ivan de la Peña só é útil se jogar perto da baliza adversária. “Ivan é um criador, um desses jogadores que encontram entradas em muros defensivos, inventando caminhos por onde só passa uma bola.Lá à frente, onde o futebol recomenda o risco, é um seguro de imprevisibilidade, recebe bolas normais e serve-as predispostas para o golo.”
...mas considera arriscado tê-lo a alinhar à frente da defesa
Em contrapartida, o actual director desportivo do Real Madrid não recomenda a utilização de De la Peña em posições defensivas: “Se joga num local onde é mais útil ter sentido comum do que genialidade, transforma-se num intermediário com um grave defeito: se a jogada lhe sai bem, faltam 50 metros para o golo; se perde a bola oferece um contra-ataque perigoso.”