Fernando Pimenta lidera uma das maiores representações da história da seleção portuguesa de canoagem, que de 22 a 26 de agosto disputa em Montemor-o-Velho o primeiro mundial absoluto de regatas em linha realizado em Portugal.
O tricampeão da Europa de K1 1000 procura um inédito título mundial nesta distância olímpica, depois de já o ter conseguido em K1 5000, que não integra o programa dos Jogos Olímpicos.
Em K1 1000, Pimenta tem o terceiro lugar em 2015 em Milão, Itália, e a medealha de prata em Racice, República Checa, em 2017.
Em Montemor-o-Velho, o canoísta do Benfica vai fazer as duas distâncias, K1 1000 e 5000.
“Portugal estará presente com uma das maiores comitivas de sempre, composta por 38 atletas, 33 na velocidade e cinco na paracanoagem, além de nove elementos entre equipa técnica e médica”, disse à agência Lusa Ricardo Machado, diretor técnico nacional.
O também vice-presidente da federação realça o facto de a seleção integrar “12 canoístas enquadrados no projeto olímpico Tóquio2020, alguns dos quais fazem parte da elite mundial da modalidade e que têm no seu currículo diversas medalhas em campeonatos do mundo, da Europa e Jogos Olímpicos”.
Emanuel Silva, que foi vice-campeão olímpico com Pimenta em Londres2012, em K2 1000, João Ribeiro, David Fernandes, Hélder Silva, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Francisca Laia são alguns dos atletas de elite – e olímpicos - que vão competir no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, palco do evento.
Além destes, Portugal vai competir com uma série de jovens promessas, juniores e sub-23, que vão ter a oportunidade de aferir o seu nível na maior competição do mundo da especialidade.
“Partimos, por isso, para esta competição com muita confiança no trabalho e preparação que fizemos e consequentemente na obtenção de bons resultados. Desejamos que esta competição possa ajudar a afirmar ainda mais a canoagem portuguesa como uma das potências da canoagem mundial, quer em termos desportivos, quer organizativos”, completou.
A equipa vai ser apresentada no CAR de Montemor-o-Velho em 20 de agosto, às 15:00.
Seleção de Portugal:
- 1000 metros:
K1 Fernando Pimenta e Mafalda Germano.
K2 Bruno Moreira/Fábio Cameira e Sara Sotero/Rita Fernandes.
K4 Luís Ferreira/Igor Pinho/João Pereira/Rúben Boas.
C1 Fábio Lopes
C2 Bruno Afonso/Marco Apura.
- 500 metros:
K1 João Ribeiro e Maria Rei.
K2 David Fernandes/Artur Pereira e Teresa Portela/Joana Vasconcelos.
K4 Emanuel Silva/João Ribeiro/Messias Baptista/David Varela e Teresa Portela/Joana Vasconcelos/Francisca Laia/ Francisca Carvalho.
C1 Hélder Silva e Ana Rodrigues.
C2 Bruno Afonso/Marco Apura e Márcia Faria/Beatriz Lamas.
- 200 metros:
K1 Hugo Rocha e Márcia Aldeias.
K2 Hugo Figueiras/Kevin Santos e Sara Sotero/Inês Costa.
C1 Hélder Silva e Márcia Faria.
-5.000 metros:
K1 Fernando Pimenta e Márcia Aldeias.
C1 Rui Lacerda e Ana Rodrigues.
Paracanoagem
KL1 e VL1 - Floriano Jesus.
KL2 e VL2 – Norberto Mourão.
KL3 – Francisco Cruz.
KL2 – Hugo Costa.
KL3 e VL3 – Abraão Vieira.
https://desporto.sapo.pt/modalidades/mais-modalidades/artigos/fernando-pimenta-lidera-selecao-de-38-canoistas-nos-mundiais-de-montemor-o-velho