Domingo de dérbi! As equipas seniores femininas de SL Benfica e Sporting CP discutiram a 15.ª jornada da Liga BPI, um emocionante duelo que teve o Estádio Aurélio Pereira como palco. Triunfo ao cair do pano para as anfitriãs: 3-2.
Depois de um triunfo claro na 1.ª volta (3-0) na Luz, e de um empate (2-2) na 1.ª jornada da Taça da Liga, eis o 3.º dérbi da época, com águias e leoas a medirem forças na luta por mais três preciosos pontos, com a liderança em jogo.
Entrada fortíssima das comandadas por Luís Andrade a mostrarem ao que iam! Pressão alta, sufocante, equipa muito subida, com um primeiro remate de Nycole a dar o mote… Face à postura das encarnadas, o Sporting era obrigado a jogar direto, a explorar as costas da defensiva benfiquista à espera do erro. E foi precisamente num lance desses que Carolina Mendes esteve muito perto de marcar.
Ora, quem marcou foi mesmo o Benfica! Minuto 14, trabalho de Darlene na esquerda (meio golo praticamente!), a encontrar Julia Spetsmark, que, à saída de Patrícia Morais, rematou sem hipóteses para o 0-1. A internacional sueca marcou o golo 100 do Benfica na Liga BPI.
O Sporting reagiu ao golo sofrido e, aos 25', através da marcação de uma grande penalidade – Dani Neuhaus acabou mesmo por ver o cartão amarelo – a capitã Nevena repôs a igualdade.
Embaladas pelo empate, as verdes e brancas viraram o score aos 28'. Raquel Fernandes, de primeira, a fazer um chapéu de aba larga... sem hipóteses de defesa!
Grande jogo! Intensidade, emoção, golos e incerteza... Ao intervalo, vantagem para as anfitriãs. Depois de um arranque dominado pelas águias, com o golo a surgir naturalmente, o Sporting reagiu e operou a reviravolta: 2-1.
À semelhança do início de jogo, reentrada em campo com sinal mais do Benfica, claramente por cima e à procura do empate. Aos 52’, livre muito perigoso para as águias, com Daiane a bater contra a barreira… Adivinhava-se o golo!
Luís Andrade mexeu no xadrez, com Thembi Kgatlana a entrar para o lugar de Julia Spetsmark. Era um Benfica ainda mais ofensivo dentro das quatro linhas.
Aos 64’, finalmente o golo do empate! Remate forte e colocado de Cloé Lacasse, após combinação com Nycole, a bater a guardiã Patrícia Morais.
Tudo empatado no dérbi, com o jogo a abrir ainda mais e com as duas equipas à procura da vitória! O Benfica esteve sempre mais perto do golo, mas não marcou… Por vezes, quando não se marca, sofre-se! Em cima dos 90’, a equipa comandada por Susana Covas acabou mesmo por conseguir nova vantagem.
Livre descaído na direita batido por Joana Marechal, com Diana Silva a desviar para o fundo das redes. O esférico ainda bateu em Caroline, e nada podia fazer a guardiã encarnada.
Com este resultado, as águias mantêm-se na liderança da classificação geral, uma liderança agora partilhada com o Sporting. Ambas as equipas somam 42 pontos no topo da geral.
Na próxima jornada da Liga BPI (16.ª), o Benfica recebe o CS Marítimo, um jogo marcado para dia 15 de março, na Tapadinha. Antes, já no próximo sábado, dia 29 de fevereiro, às 15h00, atenções focadas na última jornada da Taça da Liga, com as encarnadas a defrontarem, na Tapadinha, o Clube de Futebol Benfica.
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/02/23/futebol-feminino-direto-sporting-benfica-15-jornada-liga-bpi