Fala quem sabe! Hugo Gaspar é, para além de capitão do Voleibol do Benfica, médico. Face à pandemia do vírus COVID-19, e aproveitando o espaço diário da News, o atleta deixa uma mensagem forte, de resiliência, elencando ainda os seus maiores desafios pessoais.
Passa praticamente uma semana desde que o Sport Lisboa e Benfica colocou em ação o plano de prevenção e combate. A Organização Mundial de Saúde declarou o vírus Covid-19 como pandemia, e o Clube agiu de imediato, até por antecipação.
"Após dias de isolamento social/quarentena, e de um turbilhão de emoções, sensações e questões, não tenho dúvidas que a palavra do ano, que normalmente se decide lá para dezembro, será 'Corona'. É verdade, cá estamos nós na nossa angústia, fechados em casa, com pouco ou nenhum contacto social, a beber as informações das televisões, redes sociais e milhares de mensagens trocadas pelo WhatsApp", comentou o capitão de voleibol do SL Benfica.
"O que mais precisamos é consciência cívica, de como nos comportar perante esta ameaça"
Na News Benfica, que pode ler no Site Oficial do Clube, Hugo Gaspar descreve, um a um, os quatro principais desafios que está a viver durante esta fase "negra". O primeiro deles como pai, marido e filho!
"A família e o isolamento social. A necessidade de protegermos os que nos são mais queridos e chegados. Como passar horas e horas em casa com as crianças, ter a capacidade de aproveitar todos os minutos e horas com eles. E se há uns meses nos queixávamos de ter pouco tempo com eles, chegou a hora de os compensar", revelou.
De seguida, Hugo Gaspar explica quais os principais desafios sentidos com capitão e atleta.
"A equipa e o Benfica. Deixámos de treinar em equipa e começámos a treinar cada um sozinho, em casa, no parque, através das indicações da nossa equipa técnica, com planos de exercício e nutrição atualizados e enviados diariamente. Cabe a cada um de nós, atletas, demonstrar que somos capazes de manter a nossa forma física, mesmo em condições excecionais como esta", disse, vincando algo transversal a todas as modalidades e futebol: todos os atletas têm planos de trabalho!
"Também eu estarei na linha da frente, a ajudar todos aqueles que precisem"
A responsabilidade civil é o terceiro desafio apontado pelo capitão: "Sim, temos de ter consciência que vivemos em sociedade e que precisamos uns dos outros, e neste momento o que mais precisamos é consciência cívica, de como nos comportar, perante esta ameaça."
A fechar, o último dos desafios, o do médico Hugo Gaspar...
"Também eu estarei na linha da frente, a ajudar todos aqueles que precisem, muitas vezes com aquele receio de que em casa tenho a minha família à espera da minha chegada são e salvo", explicou.
Do capitão, do homem, do ser humano, do médico, uma última mensagem!
"Gostaria de mandar uma mensagem positiva de força e união e com a certeza que tudo passará e que brevemente estaremos todos juntos a festejar as nossas vitórias. E um dos festejos será contra esta epidemia que sem dúvida nenhuma vamos vencer", concluiu.
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/03/18/clube-modalidades-mensagem-hugo-gaspar-na-news-benfica-covid-19