O médio do Benfica B, João Félix, renovou o contrato com o Clube por mais quatro épocas. Na hora de assinar, o jovem mostrou-se feliz por alcançar um objetivo traçado.
O dia 17 de setembro de 2016 é uma das datas que vão perdurar na memória de João Félix. Neste dia, com 16 anos, estreava-se a jogar pela equipa B das águias diante do Freamunde.
“Jogo marcante? A estreia na equipa B, que me permitiu ser o jogador mais novo de sempre a estrear-se. Quase que me vinham as lágrimas aos olhos de felicidade. Depois o nervoso miudinho normal nos jovens quando se estreiam com os mais velhos”, revelou o médio-ofensivo, que atuou 7’ nesse desafio da Ledman LigaPro.
Da estreia ao primeiro golo distaram quase cinco meses. A 15 de fevereiro de 2017, João Félix, na cidade que o viu nascer, apontou o único golo da equipa B com o Ac. Viseu.
“Viseu é a minha terra natal. Foi o primeiro golo na II Liga, que me permitiu bater o recorde”, lembrou.
RENOVAÇÃO DE JOÃO FÉLIX
Por esta altura, o médio ainda era júnior de primeiro ano, mas admite ter sido bem recebido pelo grupo de trabalho liderado por Hélder Cristóvão.
“Com a idade que tinha, sendo júnior de primeiro ano, acolheram-me bem. A partir daí foi mais fácil integrar-me”, sublinhou.
Na época passada deu nas vistas na Youth League e a UEFA considerou-o um dos cinco jovens mais promissores.
“É sempre bom ser reconhecido em Portugal e no mundo. Na época passada fizemos uma grande prestação e só foi pena não termos vencido na final; esta temporada não foi tão boa, mas serviu para aprendermos. Para o ano podemos lá estar outra vez”, disse.
João Félix é internacional Sub-18 e Sub-21 por Portugal, mas até chegar ao Benfica nunca havia representado a equipa das Quinas.
“Quando vim para o Benfica nunca tinha representado nenhuma seleção. Nem no meu primeiro ano o consegui. Só no segundo ano no Benfica é que consegui representar. A partir daí foi sempre a subir e sempre a melhorar”, apontou o jovem que tem jogado em escalões acima da sua idade.
Com 18 anos, o médio já realizou 20 jogos na Ledman LigaPro onde apontou quatro golos, algo que até ao próprio surpreendeu.
“Não estava à espera de estar neste patamar com esta idade. Foi graças ao meu trabalho e dos que me ajudaram. É importante ter os pés assentes na terra, porque tenho uma família que me lembra sempre que quanto mais se sobe, maior é a queda”, reconheceu João Félix, que tem na família uma grande base de apoio: “Acompanham-me para todo o lado, seja em Portugal ou fora. Estiveram na Suíça [Youth League].”
Para além de João Félix, também o irmão Hugo joga no Benfica (Iniciados B). O mais novo destaca-se, ainda, pelas notas na escola.
“Entrou no quadro de mérito do Benfica e vê-se que é bom. Às vezes é difícil porque com a Youth League temos de faltar. É complicado, porque acabamos por faltar a algumas aulas importantes, testes… É difícil repor as aulas. Tenho de fazer um plano de estudo para conciliar as duas coisas”, lamentou.
Com o crescimento precoce, João Félix mudou a sua forma de jogar: “Mais adulto a jogar, muito mais disponível para o jogo.”
Com uma maturidade que vai para além dos 18 anos do Cartão de Cidadão, o jogador da equipa B garante que vai “continuar a trabalhar”.
“A renovação é muito boa, mas o que interessa é dentro de campo, ajudar a equipa a conseguir bons resultados. Não gosto de projetar sonhos elevados porque podem não acontecer. Prefiro ir pouco a pouco”, frisou.
Por fim uma palavra a quem está sempre lá a apoiar: os adeptos do Benfica.
“Muito obrigado pelo apoio que me têm dado ao longo destes anos, principalmente nas redes sociais. Não é fácil responder, mas agradeço agora e vou continuar a fazer o meu trabalho para lhes dar grandes alegrias”, assegurou.
João Félix chegou às águias em 2015/16 e desde aí atuou nos Juvenis, Juniores e Benfica B.
Texto: Marco Rebelo
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/12/11/joao-felix-benfica-b-renovacao-contrato-declaracoes