Fonte
www.record.pt
A reabertura do mercado está a gerar natural agitação na Luz. Meira poderá ser apresentado em Estugarda ainda antes do Natal, enquanto Enke, apesar das sucessivas reuniões, ainda não definiu o futuro. O empresário do jogador viaja hoje para a Alemanha com a promessa de voltar a Portugal em Janeiro. Entretanto, a Real Sociedad ainda não conseguiu assegurar Kovacevic, condição necessária à cedência do avançado lituano
A TRANSFERÊNCIA de Jankauskas para o Benfica complicou-se nas últimas horas. O lituano aguarda pelo acordo entre Kovacevic e a Real Sociedad, para ser cedido, a título de empréstimo, aos encarnados. No entanto, os espanhóis ainda não chegaram a uma plataforma de entendimento com o jugoslavo relativamente ao salário a auferir pelo jogador.
Os bascos têm já tudo apalavrado com a Lazio para a cedência de Kovacevic, mas o jogador não aceitou a proposta dos espanhóis, que lhe apresentam números ainda aquém dos desejados. A Real Sociedad só cederá Jankauskas ao Benfica, quando assegurar o concurso de Kovacevic, num negócio onde já existe um acordo de princípio entre os dois clubes ibéricos.
Contactado ontem pelo nosso jornal, Jankauskas voltou a dizer que pouco sabe sobre o assunto. "Claro que gostava de ir para o Benfica. Já coloquei a questão ao presidente da Real Sociedad e ele limitou-se a dizer-me que me avisava quando houvesse alguma coisa", referiu Jankauskas, que continua sem treinar, devido a uma lesão no tornozelo direito.
Meira de partida
A agitação na Luz, motivada pela reabertura do mercado de transferências, passa também pela saída de jogadores. Fernando Meira deverá realizar, hoje, frente ao Marítimo, o último jogo com a camisola do Benfica. Embora ainda esteja a ser equacionada a possibilidade de o médio-defensivo ser utilizado no domingo com o Boavista, para a I Liga, o Estugarda espera apresentar o reforço antes do Natal. "Existe acordo há dois dias. Aguardamos um contacto do Benfica para resolver tudo", disse-nos ontem Ralf Russman, director desportivo do Estugarda, equipa que realizará um estágio em Portugal, de 8 a 17 de Janeiro.
Enke: tudo em aberto
Robert Enke é, por seu turno, outro dos jogadores em foco. O Benfica está a tentar a todo o custo assegurar a renovação do jogador. As reuniões sucedem-se, mas o acordo ainda não foi conseguido. O empresário do jogador, Jorg Neblung, viaja hoje para a Alemanha com a promessa de voltar a Portugal em Janeiro.
Os três cenários são ainda possíveis: a renovação, a saída imediata ou o abandono no final da época. Ontem, à chegada ao Funchal, o guarda-redes limitou-se a negar a saída imediata da Luz.
Autor: LUÍS PEDRO SOUSA e JOÃO ALMEIDA MOREIRA
Data: Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2001 02:45:00