Fonte
www.record.pt
NÃO CONSIDERA PREOCUPANTE A MAZELA
Mantorras: «Não tenho dores, só receio. Talvez não esteja a 100 %»
O jogador sentiu “alguma coisa” no joelho direito no Benfica-Sporting, em meados de Dezembro último. Ficou preocupado, mas, depois de observado, recuperou a tranquilidade, ciente da inevitabilidade de uma operação “simples” no final da época
A MAZELA que Mantorras apresenta no joelho direito não suscita preocupações ao avançado angolano do Benfica. Mesmo assim, o jogador confessa sentir algumas limitações quando actua. “Nunca senti isto, não tenho dores, só algum receio e, por isso, talvez não esteja a jogar a cem por cento, nos meus limites, que é o que eu gosto”, afirma.
Mantorras recorda que ressentiu-se do problema físico “no jogo com o Sporting”, realizado a 15 de Dezembro do ano passado, no Estádio da Luz. “Senti qualquer coisa que nunca tinha tido”, recorda o avançado que confessa ter sentido “preocupação”.
No entanto, depois de ter sido observado pelo departamento clínico do Benfica, o atleta ficou “tranquilo”, após a identificação da lesão no joelho direito. “Explicaram-me o que se passava e como eram as coisas. Disseram-me que estava tudo controlado pela equipa clínica e que não tinha quaisquer razões para ficar preocupado”, referiu, observando ainda que ninguém lhe disse “que era uma lesão grave”.
Sem sentir dores antes ou durante os jogos, Mantorras revela sentir-se “bem” e estar apto para jogar a totalidade dos 90 minutos. Contudo, depois dos encontros, refere ter ficado, em situações anteriores, “com o joelho inflamado e com dores”.
Quanto à operação a que vai ser submetido no final da temporada (uma artroscopia, uma intervenção que consiste em corrigir o menisco), Mantorras disse já lhe terem comunicado que o “avisavam”, tendo ficado sublinhada essa inevitabilidade. “É uma operação simples, mas se não a fizer posso ficar parado dois meses”, declara.
Cautelas na Luz
O treinador Jesualdo Ferreira e o médico Bernardo Vasconcelos, com afirmações cautelosas, não confirmaram ontem uma possível artroscopia ao joelho direito de Mantorras no final da época, como adiantou, a meio da semana, em Angola, o gestor para o futebol Luís Filipe Vieira.
“O Mantorras está em condições de jogar. Temos de relativizar as coisas e ser pragmáticos. Ele está numa fase menos boa e vai, necessariamente, ter de trabalhar de acordo com a condição que tem. [...] Nós valorizamos aquilo que é efectivamente importante. Tudo que seja tratado de outra forma é especular um pouco”, disse Jesualdo Ferreira.
Bernardo Vasconcelos, apesar de alguma resistência inicial, acabou por admitir o problema clínico do avançado angolano. “Há pequenas coisas em determinados jogadores, como o Mantorras, que podem, eventualmente, necessitar de alguns tratamentos, sejam médicos, sejam cirúrgicos, em ‘timings’ que sejam adequados. O Mantorras está apto para jogar no domingo e, se e quando necessitar de algo, os jornalistas serão informados”, afirmou, sem querer analisar as afirmações de Luís Filipe Vieira.
Autor: JOÃO PAULINO
Data: Sabado, 23 de Fevereiro de 2002 02:12:00